Liturgia Dominical “A história de uma videira e de seus ramos”

Compartilhe:

Quinto domingo da Páscoa
A história de uma videira e de seus ramos
Na liturgia de hoje, nos é proposto o texto em que Jesus usa a alegoria da videira e dos
ramos. Ele apresenta-se como o a Videira e revela o Pai como o Agricultor. Reunido com os
seus discípulos em torno da mesa, na ceia de despedida, pois Ele já sabia que a sua Páscoa
estava para acontecer, Jesus os orienta para que deem continuidade à sua missão no mundo.
Assim fala Jesus: “Eu sou a videira e vós os ramos (Jo 15,5). É um exemplo que exprime
delicadeza e humildade. Cristo apresenta-se como uma videira, exatamente para destacar o
estilo paciente, discreto, a tempos longos, que caracteriza a presença de Deus no mundo.
“E vós sois os ramos”. Os ramos são pessoas concretas, de cada dia, pessoas que se
encontram no trabalho e na rua. No mundo existem ramos que revelam a presença de uma
vinha?
Olhemos em torno de nós. Pensemos naqueles sacerdotes, religiosos e religiosas, além
de um número infinito de leigos que se consagram livremente, que se doam na luta pela
recuperação de drogados, dos doentes, na defesa dos pobres e das crianças em tantas partes do
mundo. Quantas pessoas que se consomem voluntariamente por estas causas. Os sinais da
presença de Cristo existem. Somos nós que às vezes não queremos ver.
Em seu discurso, Jesus continua: “Todo ramo que em mim não dá fruto, ele (o Pai) o
corta; e todo ramo que em mim dá fruto, ele o limpa para que dê mais fruto ainda” (Jo 15,2).
Aqui Jesus nos deixa uma advertência: Quem não for capaz de produzir bons frutos, o Pai
cortará. Por outro lado, aqueles que produzem bons frutos, recebem os cuidados do Pai (o
Agricultor) para que produza mais ainda. Esta poda é o mistério que às vezes nós fechamos
os olhos, porque não o queremos aceitar. O motivo é este: somos todos um pouco
materialistas; acomodados no mundo e não peregrinos. Temos medo de reconhecer os
próprios erros e de sermos podados para retomarmos o caminho justo.
Eis então, que nos vêm as provas, a dor, as perseguições, a cruz… É o único caminho
que resta a Deus para derrubar o muro do nosso orgulho e abrir o nosso coração à fé.
As provações acontecem inclusive na vida daqueles que encontram Deus, para que
estes cresçam ainda mais no caminho do bem. É o caso de Paulo, como vemos na primeira
leitura. Os cristãos de Jerusalém não acreditavam que ele fosse, de fato, um discípulo
convertido. Foi necessária a intervenção de Barnabé para que o confirmasse, porque nele não
queriam acreditar. Na verdade, todo homem de fé está sujeito a provações. No entanto, não
tenhamos medo, mas lembremo-nos que devemos estar sempre ligados a Cristo, a verdadeira
Videira, para que sejamos, de fato, vitoriosos.

Dom Edilson Soares Nobre
Bispo Diocesano de Oeiras

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts