ITINERÁRIO DO ADVENTO: PREPAREM O CAMINHO DO SENHOR!

Compartilhe:

 

Uma caminhada precisa de caminho! Por isso temos dois pés.

Sem caminho, os pés se perdem por desvios… claudicam nos atalhos… retardam a chegada… e, o que é pior, não permitem a realização das aspirações e dos sonhos.

Caminhar é preciso, já foi dito! Mas é preciso preparar o caminho, diz o Profeta!

São muitos os que vão e que vem. E em todas as idas e vindas, acontecem muitos encontros pelo caminho e, as vezes, diversos desencontros. Mas, isso não é o fim da caminhada. Pelo contrário, essa é a verdade do caminho.

Preparar o caminho é sonhar com a chegada!

A gente vai e vem. Mas, muitos, também, vem e vão. Nesse sentido, em vista da chegada, é preciso preparar o caminho. Veja bem, todo mundo gosta de preparar bem, a casa, para a visita. Preparar o melhor. Oferecer o melhor. Mas, antes da casa, existe o caminho. Tente imaginar a casa preparada; bem arrumada; no ponto, mas o caminho sem condições de chegada: seja pela falta de informações, seja pela impossibilidade de acesso, seja pela falta de comunicação. Seria inútil qualquer esforço preparando a casa sem se preocupar com o caminho, para quem vem.

Preparar o caminho é admitir a possibilidade de retorno.

É claro que seria melhor, mais seguro e, menos desgastante, chegar até o fim da caminhada, sem perder a direção, ao longo do caminho. Mas, vai que por uma distração, por pressa, por esquecimento, por não dar atenção, por cabeça dura… o caminhante perder o rumo e caminhar incerto… não será melhor voltar e recomeçar o caminho. Não será mais prejuízo insistir num caminho sem rumo, pondo-se em risco e, pondo, também, os outros em risco!? O melhor, nessa situação é “calçar” a cara, admitir a incerteza ou, quem sabe, o erro e, voltar atrás; recomeçar o caminho. Ou seja, na linguagem bíblica, buscar a conversão. É melhor perder uma parte do caminho do que perder o caminho todo, chegando a um final que não é final e muito mais longe do recomeço.

Preparar o caminho é, também, preparar-se para o caminho!

A maior parte da história de nossa vida se dá no caminho. Acontece nas idas e nas vindas. A vida de todo mundo é assim: pertence ao caminho. Nesse sentido, quem caminha, também pertence ao caminho que faz: vive o caminho, respira o caminho, comunica o caminho, anuncia o caminho. A melhor preparação para o caminho e para a caminhada é cuidar de cada passo. São eles que nos levarão perto e longe. Um passo em falso pode pôr o caminho a perder.

Preparar o caminho é cuidar da fé, da esperança e do amor.

O caminho que fazemos não nos leva, apenas, a lugares. O caminho que fazemos em que nos levar à realização. E, faz diferença, para todos os que caminham, a realização na caminhada. Quer dizer: não basta chegar lá; não basta fazer todo o percurso; não basta chegar até o final… é preciso se realizar em cada passo dado, até o final.

Quando falamos em realização, na caminhada, falamos na dimensão humano-transcendental. Porque não caminhamos somente como os outros e para os outros. Caminhamos com Deus e para Deus. Por isso, preparar o caminho é, também, perguntar-se: onde está Deus?

Vejamos o que diz a palavra de Deus.

Mc 1,1-8. “Começo da Boa Notícia de Jesus, o Messias, o Filho de Deus. Está escrito no livro do profeta Isaías: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro na tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!’ E foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados…”

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts