Imagem Primitiva de Nossa Senhora da Vitória é recebida com festa em Oeiras

Na tarde da sexta, 14, véspera da festa da padroeira, chegou a Oeiras a imagem primitiva de Nossa Senhora da Vitória, acompanhada da senhora Valdênia Portela, viúva do Monsenhor Leopoldo Portela e de seu filho Leopoldo Filho, que durante muitos anos foram os guardiões da imagem, bem como responsáveis pelo resgate cultural de tão preciosa obra de arte, datada do século XVII.

A comitiva que trouxe a santa era formada pelos familiares do Monsenhor Leopoldo e pelos técnicos do IPHAN, tendo como superintendente a Drª. Claudiana dos Anjos. A imagem foi recebida no portal da cidade pelas autoridades eclesiásticas e civis, bem como por populares que deixaram o portal em carreata até a Igreja Catedral, onde aconteceu uma cerimônia de entronização.

Estavam presentes nesse ato cívico e religioso, o Prefeito Municipal Lukano Sá, o bispo diocesano dom Juarez Sousa, o Secretário de Estado da Cultura, o deputado Fábio Novo, a presidente do Iphan, Claudiana dos Anjos, Dr. B. Sá, Coordenador de Irrigação do Estado, o Secretário de Cultura Stefano Ferreira, representantes do Conselho Estadual de Cultura, o presidente da Câmara Municipal, Neander Moura, o Pe. João Francisco, pároco de Nossa Senhora da Vitória, Pe. João de Deus, vigário geral da diocese, a família do professor Leopoldo Portela, demais autoridades locais e fieis.

A imagem de Nossa Senhora da Vitória foi recebida com júbilo na Praça das Vitórias. Ao chegar no adro da Igreja, os sinos tocaram e a banda Santa Cecília executou o hino da padroeira. Em seguida dom Juarez e a senhora Valdênia Portela entraram na Igreja, acompanhados peles autoridades e pelo povo, e logo depois deu-se início a cerimônia de acolhimento da imagem com execução do hino do Piauí, fala das autoridades e entoação do Te Deum, pelo Coral Madrigal. Ao término da cerimônia, teve início a Santa Missa da Dedicação da Catedral, celebrada por dom Juarez Sousa e concelebrada pelo clero da diocese de Oeiras.

No encerramento da Santa Missa a imagem foi em procissão até a capela-mor, onde foi colocada em um nicho e naquele ato foi descerrada uma placa alusiva com os seguintes dizeres: “Nossa Senhora da Vitória – Imagem que presidiu – em 02 de março de 1697 a bênção da capela da pioneira freguesia dos ‘Sertões de Dentro do Piauhy’, sobre cujas fundações construiu-se a atual Matriz (1733), Catedral de Oeiras. Reconhecimento da cidade e de seu povo católico à família do professor Leopoldo Portela Barbosa na pessoa da Sra. Valdênia Portela; pelo resgate de tão valioso bem cultural. Memória da Diocese de Oeiras, sendo titular Dom Juarez Sousa da Silva e o Prefeito Municipal Dr. Lukano Sá. Oeiras, 14 de agosto de 2015”.

Em seguida todos se dirigiram para o espaço da quermesse, onde participaram da parte social e cultural do evento e do tradicional leilão de Nossa Senhora da Vitória.

DSC00026 (Copy)

DSC00028 (Copy)