II Jornada Mundial dos Pobres acontece em Oeiras confira a programação

Compartilhe:

O tema escolhido este ano pelo papa Francisco para a II Jornada Mundial dos Pobres (JMP) traz a inspiração do Salmo 34: “‘Este pobre grita e o Senhor o escuta’ (Sl 34,7). As palavras do salmista tornam-se também as nossas no momento em que somos chamados a encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs nossos que estamos habituados a designar com o termo genérico de ‘pobres’”. Diz o papa Francisco na mensagem divulgada para mobilizar esta II Jornada Mundial dos Pobres.

Com a convocação “Não amemos com palavras, mas com obras”, o papa Francisco, em sua mensagem para o Dia Mundial dos Pobres, traz a grande motivação para mais esta data que foi incluída no calendário que compõe a agenda católica mundial no final do Ano Santo da Misericórdia, em 2016 e que, portanto, será celebrado pela primeira vez no próximo dia 19 de Novembro

No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) confiou o processo de animação do Dia Mundial dos Pobres à Cáritas Brasileira. Neste sentido, para que toda Igreja e todas as pessoas de boa vontade vivam intensamente a proposta desta inciativa do papa Francisco, a Cáritas propõe uma semana de mobilizações marcadas por encontro positivos com os empobrecidos e empobrecidas do Brasil: a Jornada Mundial dos Pobres – Semana da SolidariedadeA Diocese de Oeiras abraça essa causa unida a todas as Dioceses do mundo como uma forma de união entre a igreja universalCom uma programação, que acontece do dia 11 a 18 de novembro, incluindo diversas ações sociais realizada pela a igreja Católica e movimentos sociais.

Confira a programação:

11/11- Missa de abertura da II jornada e envio dos missionários Igreja Matriz Sagrada Família (7:30h) Diocese de Oeiras

12/11- Conscientização agroecológica, arrecadação de roupas e alimentos. Comunidade Cepisa São João da Varjota, Angical e Retiro do Oitis (CEFAS)

Mobilização de jovens do projeto qualificação para arrecadação de alimentos e roupas Municípios: Oeiras, Santa Rosa e Simplício Mendes (CÁRITAS)

Visitas de reflexão, arrecadação de roupas e alimentos Bairro Jureminha (FUNDED)

Visitas pastorais, reflexões e arrecadação de alimentos e roupas Rodagem de Picos, Uberaba I e II, Fomento, Parque Leste, Verde Teto, São Benedito e Comunidade Potes (Irmã Terezinha e missionários)

13/11- Práticas de ração alternativa com as famílias em situação vulnerável, arrecadação de roupas e alimentos Malhada Grande (CEFAS)

Mobilização de jovens do projeto qualificação para arrecadação de alimentos e roupas Municípios: Oeiras, Santa Rosa e Simplício Mendes (CÁRITAS)

Visitas pastorais, reflexões e arrecadação de alimentos e roupas Rodagem de Picos, Uberaba I e II, Fomento, Parque Leste, Verde Teto, São Benedito e Comunidade Potes (Irmã Terezinha e missionários

Visitas de reflexão, arrecadação de alimentos Bairro Jureminha (FUNDED)

Círculos Bíblicos com os jovens das EFADES durante os serões e arrecadação de roupas e alimentos EFADES (São João da Varjota, Oeiras, Santa Cruz, Paes Landim, Santo Inácio e Cajazeiras) (EFADES

14/11- Estimulo à produção de quintais produtivos Conscientização agroecológica, arrecadação de roupas e alimentos Queiroz, Canadá Corrente (CEFAS)

Visitas pastorais, reflexões e arrecadação de alimentos e roupas, Rodagem de Picos, Uberaba I e II, Fomento, Parque Leste, Verde Teto, São Benedito e Comunidade Potes (Irmã Terezinha e missionários)

Visitas de reflexão, arrecadação de alimentos, Bairro Jureminha (FUNDED)

Círculos Bíblicos com os jovens das EFADEs durante os serões e arrecadação de roupas e alimentos, EFADEs (São João da Varjota, Oeiras, Santa Cruz, Paes Landim, Santo Inácio e Cajazeiras) (EFADES

Visitas de reflexão, arrecadação de alimentos Bairro Jureminha (FUNDED)

15/11- Círculos Bíblicos com os jovens das EFADEs durante os serões e arrecadação de roupas e alimentos EFADEs (São João da Varjota, Oeiras, Santa Cruz, Paes Landim, Santo Inácio e Cajazeiras) EFADES

Visitas pastorais, reflexões e arrecadação de alimentos e roupas Rodagem de Picos, Uberaba I e II, Fomento, Parque Leste, Verde Teto, São Benedito e Comunidade Potes (Irmã Terezinha e missionários

16/11- Políticas públicas voltada para comunidades quilombolas, arrecadação de roupas e alimentos Canto Faz Frade (CEFAS)

DIA DA CIDADANIA (Atividades diversas: emissão de documentos, cuidados com a saúde, momento de beleza) (ECC Grupos pastorais e organização).

Visitas pastorais, reflexões e arrecadação de alimentos e roupas Rodagem de Picos, Uberaba I e II, Fomento, Parque Leste, Verde Teto, São Benedito e Comunidade Potes (Irmã Terezinha e missionários)

17/11- Visitas pastorais, reflexões e arrecadação de alimentos e roupas Rodagem de Picos, Uberaba I e II, Fomento, Parque Leste, Verde Teto, São Benedito e Comunidade Potes Irmã Terezinha e missionários)

18/11 Momento celebrativo com a Santa Missa.

Logo após terá um café comunitário, atividade física de capoterapia e doações dos produtos arrecadados no ECC. Encerramento da II Jornada Mundial do Pobres!

Igreja Matriz da Sagrada Família (7:30h)

Todas as organizações e grupos pastorais

OBS: DURANTE TODA A SEMANA A RÁDIO FM EDUCATIVA CRISTO REI FARÁ A DIVULGAÇÃO DA II JORNADA MUNDIAL DO POBRES BEM COMO ENTREVISTAS E PARTICIPAÇÕES AO VIVO.

Durante toda essa semana estaremos rececebendo doações no ECC, ao lado da Igreja Matriz da Sagrada Familia, no bairro Oeiras Nova!

Programação Produzida por entidades particpantes

Refencias:http://caritas.org.br/jornada-mundial-dos-pobres-semana-da-solidariedade-2/ http://caritas.org.br/jornada-mundial-dos-pobres-semana-da-solidariedade

Postado Por: Camilla Marques

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

ESCOLHER A MELHOR PARTE

    Todos nós temos uma grande dificuldade de lidar com decisões, escolhas, opções, prioridades. Talvez porque, nem sempre, temos claro o que queremos. Sim!