Igreja da Imaculada Conceição recebe homenagem do Instituto Histórico de Oeiras

O Instituto Histórico de Oeiras (IHO) realizou no dia 08 de dezembro, dia em que a Igreja celebra a solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o descerramento de placa alusiva aos 206 anos da Igreja da Imaculada Conceição, por ocasião do ano Jubilar da Diocese de Oeiras, às 17h. Estiveram presentes neste evento, a presidente do IHO, Professora Rita de Cássia Neiva e demais sócios efetivos, o bispo diocesano, Dom Juarez Sousa, o Pe. João Francisco dos Santos, pároco de Nossa Senhora da Vitória, os padres João de Deus, José Francisco e José Raimundo, o Professor Stefano Ferreira, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Dr. Carlos Rubem, Promotor de Justiça e presidente da Fundação Nogueira Tapety, membros da Confraria Eça-Dagobertiana e devotos da Imaculada Conceição.
Segundo a professora Rita de Cássia Neiva, presidente do Instituto Histórico de Oeiras, a iniciativa da homenagem foi da professora Conceição Neiva, sócia do IHO, que com grande devoção mariana, idealizou o registro desta efusiva ação no santuário dos homens pardos.
A colocação da placa comemorativa aos 206 anos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Homens Pardos, da Freguesia de Nossa Senhora da Vitória, é o reconhecimento do Instituto Histórico, da diocese de Oeiras e de todos os devotos, a este templo secular que enfeita a paisagem e que desperta grande afetividade por parte dos oeirenses.