HERDAR A VIDA ETERNA?

Compartilhe:

 

De olho no futuro procuramos, sempre, arranjar bem a vida! Fazemos projeto para tudo: construir, reformar, estudar, viajar, passear, comprar, vender… Traçamos planos e metas: esquadrinhamos, medimos, referendamos, balizamos, parcelamos, financiamos. Colocamos o futuro ao alcance de nossas mãos. Tudo se tornou possível, agora; imediatamente. Não é preciso mais esperar amanhã. Importa é o já. Não há tempo a perder. Não há mais obstáculo ao prazer. Não há mais censura. Não há mais medo. Não há mais temor. A qualidade de vida chegou! Foi potencializada, de uma vez por todas, a liberdade, a vontade e o desejo pela conjunção do saber-prever-poder.

Mas, que futuro é esse do já, do agora mesmo e do imediato?

É a cultura do simulacro. É a banalização da vida. É a porta do desespero. É a ‘in-esperança’ do efêmero, do passageiro, do insaciável, do ilusório, da simulação, do irreal, do engano, do engodo e do hedonismo (ou prazer pelo prazer). É por isso que a sensação de vazio, presente no mundo, não é somente uma sensação… é vazio real e de fato; é abismo colossal; é o sem-sentido da vida.

E você? Onde estão plantados seus sonhos e projetos, seus planos e metas? Qual é o futuro que inspira e rega seus projetos? Que tamanho ele tem? Está fundamentado em que?

A qualidade, o tamanho e o fundamento do futuro que deveria regar e inspirar nossos sonhos e projetos é da Esperança em Cristo porque, tal como o Cristo, “a esperança não engana!” (Rm 5,5).

A Esperança em Cristo é dialogal e nos lança no desafio de ‘esperançar’.

“Quem espera sempre alcança” quando esperançar já é a esperança!

“A esperança é a última que morre” quando a vida é a ponta-de-lança.

A Esperança em Cristo é tudo e, essa, deve ser, também, a sua!

Tudo deve estar calcado sobre a Esperança em Cristo porque, sem essa esperança, nada vale a pena. A esperança em Cristo cria aberturas, dá motivos, derruba muros, ultrapassa barreiras, lança para frente, impulsiona para o alto, alavanca projetos, planos e iniciativas.

A Esperança em Cristo não separa a vida em dois mundos divididos pelo túmulo, pela morte. A Esperança em Cristo integra presente, passado e futuro; derruba a contradição entre vida e morte, alegria e tristeza, consolação e sofrimento; cruz e ressurreição; une a vida presente, na carne com a vida futura, no Espírito. A Esperança em Cristo radicaliza as expressões do amor no dar-se e no entregar-se.

A Esperança em Cristo supera toda e qualquer divisão e dicotomia.

A Esperança em Cristo é a Vida Eterna. Por isso, ninguém precisará mais, fazer projeto para garantir o futuro longínquo, depois da morte pois, nas perspectiva da Esperança o futuro está garantido hoje. Não agora, hoje!

Não mais será necessário fazer projeto para a vida porque, a vida mesma será projeto e, todos os projetos serão projetos-de-vida.

Neste sentido, a vida não estará mais fechada ou limitada a qualquer projeto que em pouco tempo se acaba; nem estará restrito a um corpo que, por mais, longevidade, é passível de morte. A vida será, portanto, maior, melhor, mais bonita e mais durável… a vida será eterna.

E o que é a vida eterna? Muito mais do que um lugar onde se está é um estado de vida. A vida eterna é ser em Deus! “A vida eterna é esta: que eles conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo” (Jo 17,3).

O que é preciso fazer para herdar a vida eterna?

A Sagrada Escritura responde com algumas afirmações lapidares: “Não se amoldem às estruturas deste mundo” (Rm 12,1-2); “Trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna” (Jo 6,22-27); “Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam” (Mt 6,19-24); “Em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas” (Mt 6,25-34).

A vida eterna não está longe de nenhum de nós. Mas, é preciso querer e buscar!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts