HERDAR A VIDA ETERNA?

Compartilhe:

 

De olho no futuro procuramos, sempre, arranjar bem a vida! Fazemos projeto para tudo: construir, reformar, estudar, viajar, passear, comprar, vender… Traçamos planos e metas: esquadrinhamos, medimos, referendamos, balizamos, parcelamos, financiamos. Colocamos o futuro ao alcance de nossas mãos. Tudo se tornou possível, agora; imediatamente. Não é preciso mais esperar amanhã. Importa é o já. Não há tempo a perder. Não há mais obstáculo ao prazer. Não há mais censura. Não há mais medo. Não há mais temor. A qualidade de vida chegou! Foi potencializada, de uma vez por todas, a liberdade, a vontade e o desejo pela conjunção do saber-prever-poder.

Mas, que futuro é esse do já, do agora mesmo e do imediato?

É a cultura do simulacro. É a banalização da vida. É a porta do desespero. É a ‘in-esperança’ do efêmero, do passageiro, do insaciável, do ilusório, da simulação, do irreal, do engano, do engodo e do hedonismo (ou prazer pelo prazer). É por isso que a sensação de vazio, presente no mundo, não é somente uma sensação… é vazio real e de fato; é abismo colossal; é o sem-sentido da vida.

E você? Onde estão plantados seus sonhos e projetos, seus planos e metas? Qual é o futuro que inspira e rega seus projetos? Que tamanho ele tem? Está fundamentado em que?

A qualidade, o tamanho e o fundamento do futuro que deveria regar e inspirar nossos sonhos e projetos é da Esperança em Cristo porque, tal como o Cristo, “a esperança não engana!” (Rm 5,5).

A Esperança em Cristo é dialogal e nos lança no desafio de ‘esperançar’.

“Quem espera sempre alcança” quando esperançar já é a esperança!

“A esperança é a última que morre” quando a vida é a ponta-de-lança.

A Esperança em Cristo é tudo e, essa, deve ser, também, a sua!

Tudo deve estar calcado sobre a Esperança em Cristo porque, sem essa esperança, nada vale a pena. A esperança em Cristo cria aberturas, dá motivos, derruba muros, ultrapassa barreiras, lança para frente, impulsiona para o alto, alavanca projetos, planos e iniciativas.

A Esperança em Cristo não separa a vida em dois mundos divididos pelo túmulo, pela morte. A Esperança em Cristo integra presente, passado e futuro; derruba a contradição entre vida e morte, alegria e tristeza, consolação e sofrimento; cruz e ressurreição; une a vida presente, na carne com a vida futura, no Espírito. A Esperança em Cristo radicaliza as expressões do amor no dar-se e no entregar-se.

A Esperança em Cristo supera toda e qualquer divisão e dicotomia.

A Esperança em Cristo é a Vida Eterna. Por isso, ninguém precisará mais, fazer projeto para garantir o futuro longínquo, depois da morte pois, nas perspectiva da Esperança o futuro está garantido hoje. Não agora, hoje!

Não mais será necessário fazer projeto para a vida porque, a vida mesma será projeto e, todos os projetos serão projetos-de-vida.

Neste sentido, a vida não estará mais fechada ou limitada a qualquer projeto que em pouco tempo se acaba; nem estará restrito a um corpo que, por mais, longevidade, é passível de morte. A vida será, portanto, maior, melhor, mais bonita e mais durável… a vida será eterna.

E o que é a vida eterna? Muito mais do que um lugar onde se está é um estado de vida. A vida eterna é ser em Deus! “A vida eterna é esta: que eles conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo” (Jo 17,3).

O que é preciso fazer para herdar a vida eterna?

A Sagrada Escritura responde com algumas afirmações lapidares: “Não se amoldem às estruturas deste mundo” (Rm 12,1-2); “Trabalhem pelo alimento que dura para a vida eterna” (Jo 6,22-27); “Ajuntem riquezas no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não assaltam nem roubam” (Mt 6,19-24); “Em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês, em acréscimo, todas essas coisas” (Mt 6,25-34).

A vida eterna não está longe de nenhum de nós. Mas, é preciso querer e buscar!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A SANTÍSSIMA TRINDADE

    Domingo, dia 12 de junho a Igreja celebra a Santíssima Trindade, por isso convém dedicar algumas palavras para tratar este mistério da fé.

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts