FIQUEM SEMPRE ALEGRES NO SENHOR!

Compartilhe:

 

Ninguém vive sem alegria! A alegria é uma das fontes mais importantes para o bem da vida humana: serve de alimento e remédio. É natural, ao ser humano, a busca da alegria. Por isso, não falta criatividade às inúmeras iniciativas, atividades e invenções que proporcionam alegria.

A alegria é um bem e, na fé, é uma expressão forte da experiência de Deus. A fé convoca todos os que crêem à alegria do Senhor.

Perigoso, porém, é associar alegria, somente, com prazer. Tal combinação alimenta uma visão distorcida da alegria, chamada hedonismo. O hedonismo é a busca do prazer pelo prazer a qualquer custo e preço. Para o hedonista, sem prazer, a alegria não é alegria o que justifica a busca sempre maior de compensações porque o prazer é insaciável e indomável.

Quem busca o prazer para obter alegria caminha para o abismo da perda de sentido para a vida. A alegria não consiste na evitação da dor e do sofrimento, dos problemas e males. A alegria é muito mais do que prazer. A alegria é, também, prazer mas, é muito mais do que isso, é contentamento, realização, satisfação e consolo.

A vida proporciona, para todas as pessoas, o encontro pessoal com diversas realidades diante das quais se deve tomar atitudes maduras, principalmente quando não é coisa que, imediatamente, causa alegria. Entretanto, ao serem enfrentadas, as situações colocam a pessoa num nível de alegria que pode ser chamada de satisfação, coragem, força…

De qualquer forma, ao mudar a concepção hedonista de alegria, estamos transformando a nossa vida num espaço maior de conquista e realização que jamais verá quem só espera ter prazer.

A Sagrada Escritura assim se posiciona em relação à alegria.

Fl 4,4-7: “Fiquem sempre alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! Que a bondade de vocês seja notada por todos. O Senhor está próximo. Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças.  Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês.”

Is 35,1-10: “Alegrem-se o deserto e a terra seca, o campo floresça de alegria; como o narciso, cubra-se de flores transbordando de contentamento e alegria, pois lhe será dado o esplendor do Líbano, a beleza do Carmelo e do Saron. Todos verão a glória de Javé, a beleza do nosso Deus. Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos cambaleantes; digam aos corações desanimados: ‘Sejam fortes! Não tenham medo! Vejam o Deus de vocês: ele vem para vingar, ele traz um prêmio divino, ele vem para salvar vocês’. Então, os olhos dos cegos vão se abrir, e se abrirão também os ouvidos dos surdos; os aleijados saltarão como cervo, e a língua do mudo cantará, porque jorrarão águas no deserto e rios na terra seca.”

Sf 3,14-18: “Grite de contentamento, filha de Sião! Alegre-se, Israel! Fique alegre e exulte de todo o coração, ó filha de Jerusalém! Javé mudou a sentença que tinha contra você, eliminou o seu inimigo. Javé, o rei de Israel, está no meio de você. E você nunca mais verá a desgraça. Nesse dia, será dito a Jerusalém: Não tenha medo, Sião! Não se acovarde! Javé, o seu Deus, o valente libertador, está no meio de você. Por causa de você, ele está contente e alegre e renova o seu amor por você; está dançando de alegria por sua causa, como em dias de festa. Afastarei o mal, para que você não carregue mais o peso da vergonha.”

Eclo 30,21-25: “Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida.”

Que a sua busca da alegria se faça numa nova ordem interior! Busque a alegria para a felicidade e não, apenas, para o prazer; mesmo que isso lhe custe renúncias, sacrifícios, esperas, dores, sofrimentos e perdas, busque a alegria para a sua dignidade e realização.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts