Com o tema: “Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo”. – Gl 5,16a, estará acontecendo em muitas paróquias do nosso País, do dia 15 ao dia 17 de fevereiro de 2015 o Festival do Senhor, promovido pela RCC – Renovação Carismática Católica.
Participam do festival todos aqueles que querem celebrar o carnaval de uma forma diferente. Evidentemente, respeitando quem pensa e deseja viver o carnaval de outra forma, celebrá-lo de outro modo.
O tema escolhido para este ano, já mencionado anteriormente, faz parte da exortação paulina à Igreja que está na Galácia. Mas, é verdade, bem que poderia ser a nossa prece, a nossa súplica: pedirmos ao Senhor que o seu Espírito nos conduza.
Necessitamos da assistência, da condução do Espírito em nossas atividades, na vida eclesial. Só com a assistência do Espírito teremos condições de atuarmos, dia após dia, com uma autêntica e renovada unção naquilo que planejamos e realizamos. A mesma unção, o mesmo Espírito que conduziu a vida do Divino Mestre – Lc 4,18-19.
Assistidos pelo Divino Espírito estaremos seguramente habilitados para mantermos a comunhão eclesial, preservando a unidade dentro da diversidade, da pluralidade. Procurando afastar-nos de todo desejo de viver isolados, segredados.
Preservando sempre, não obstante as diferenças que nos caracterizam, a comunhão. Tendo diante dos olhos do nosso coração o projeto maior: estarmos testemunhando o Evangelho.
Assistidos pelo Divino Espírito estaremos tornando cada e todos os momentos de encontro com o Senhor: na Celebração do Santo Sacrifício, a Santa Missa, na participação no Festival do Senhor, nos Grupos de Oração, Adoração ao Santíssimo, Recitação do Santo Terço, a nossa oração pessoal etc. o ponto de chegada e ao mesmo tempo o ponto de partida para a missão. E na missão o chamado a amá-Lo, servi-Lo, testemunhá-Lo e reconhcê-Lo, especialmente nos pobres dos pobres, nos marginalizados.
Senhor, conduzi-nos com o vosso Divino Espírito para que possamos deixar que vivais plenamente em nós, em nossas famílias, comunidades, Grupos de Oração, na vida da Tua Igreja. Assim seja!
Pe. Francisco Barbosa, Presbítero da Diocese de Oeiras, Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Simplício Mendes-PI, e-mail: [email protected]