Festa do Padroeiro São José em Bela Vista do Piauí

Na noite do sábado 19 de março de 2022, às 19 horas no pátio da Igreja Matriz de São José, de Bela Vista do Piauí-PI, realizou a Festa do Padroeiro São José, com Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edilson Soares Nobre. Foi animada pelo coral Unidos pelo Espírito Santo.

Centenas de fiéis e devotos de São José, participaram desse momento de fé, devotos da paróquia São José e de outras paróquias vizinhas, como de Santa Rita, Simplício Mendes, Conceição do Canindé, Pedro Laurentino, dentre outras, vieram celebrar essa grande festa.
Na homilia da Santa Missa, Dom Edilson falou sobre a importância de José para nossa vida e para o projeto de Deus, de Salvação. Ressaltou que a oração a São José ajuda-nos a compreender quem foi esse grande homem. Um grande pai que honrou e cuidou de Jesus, zelou pela família, pelo Salvador da humanidade. São José nos ensina a viver o Espírito de uma igreja sinodal, pois escutou a Deus e obedeceu a voz do Pai, compreendendo o propósito de Deus para a sua vida. Ainda sobre José, Dom Edilson relembrou as dificuldades enfrentadas por São José para proteger Jesus e Maria, foi um pai presente, que sempre guardou o filho de Deus, até fugiu pra proteger Jesus. Relatou a importância de José no plano de Deus, pois para que o plano de Deus se concretizasse, não dependia apenas de Maria, mas de José, para que o filho de Deus fosse descendente de Davi como anunciara desde o princípio.
Refletiu também sobre o tema do festejo, a vivência da sinodalidade, uma igreja que caminha juntos, seguindo as orientações da própria igreja, os caminhos a seguir. Por fim falou da missão de cada um de nós cristãos, que o Espírito Santo capacita cada um conforme a missão recebida.
Como em todas as noites, foi um festejo bem participativo, com inúmeros fieis em torno do altar do Senhor para agradecer, pedir, louvar a Deus pela vida, estar na intimidade com Deus, pedir a intercessão do Glorioso São José.
Com êxito encerrou o Festejo de São José de 2022, que nos dois últimos anos não tinha sido possível realizar como programado devido aos fatores externos.
Fonte: Pascom – Paróquia São José de Bela Vista do Piauí
Fotos: Adoilson Sousa (Josivan Coelho de Almeida a última foto)
Texto: Adoilson Sousa

QUEM SE CALA…