Festa da Imaculada Conceição

Vamos celebrar a festa da Imaculada Conceição!!! Esta solenidade se insere na
preparação do Natal do Senhor. Maria, Mãe de Deus, é a toda santa, isenta de qualquer mancha de pecado, plasmada e feita nova criatura pelo Espírito Santo. Profeticamente
anunciada, Maria é a Virgem que conceberá e dará à luz um filho: Emanuel – Deus conosco.
Neste ano de 2017, o festejo da Imaculada Conceição se realiza dentro do ‘Ano do Laicato’, ano de aprofundar a identidade, a vocação, a espiritualidade e a missão do leigo na Igreja e na sociedade. Este exercíciode fé e cidadania provoca a realização da justiça e da paz.

Em sintonia com o ano do laicato, o festejo da Imaculada Conceição assume o tema
“Maria, espelho da ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, e o lema “Eis aí a tua Mãe”, Jo 19,27. Com esse festejo queremos nos colocar, de modo mais intenso, como peregrinos rumo
ao Reino Deus; queremos assumir, de modo mais intenso, o ser Igreja conforme a nossa
vocação e ministério; queremos viver, de modo mais efetivo e afetivo, o ser cristão na família e na sociedade como reais construtores da justiça e dapaz.

Nesse ano dos 300 anos de emancipação política do município de Oeiras, a Paróquia
Nossa Senhora da Vitória continua “ao redor do seu vulto” favorecendo o ressurgir e o progresso da cidade com a sua pluriforme atuação e serviços religiosos, humanos, culturais, artísticos, educacionais e sociais, possibilitando o protagonismo histórico de cada cidadão. Ereassume a sua identidade de ser uma Igreja diversificada, com muitos rostos, com muitos dons e com diferentes carismas e ministérios. Uma Igreja que não quer ser uniformizada, mas unida na diversidade. Uma Igreja que se assume ser deCristo a serviço dos pobres.

Esse festejo da Imaculada Conceição no tricentenário aniversário deOeiras nos ajuda a
perceber que somos uma Igreja que, como uma obra de mosaico, cada parte é importante,
bela e fundamental naquilo que é e faz comunhão com todas as outras. Cada parte é
importante, nenhuma sobrepõe à outra. Na diversidade, todos nós formamos uma única obra de arte, uma obra de Deus que tem Maria como mãe. Deste modo, somos todos irmãos, Maria é a Mãe de todos. Ninguém é mais filho do que outro. Nesse festejo, como filhos de Maria e servos do Senhor, somos chamados a amar, a partilhar e a servir na misericórdia.
Participe do Festejo da Imaculada Conceição!!! Ore, sirva, cante, ame, partilhe e perdoe. Ela é a sua Mãe. Somos todos irmãos. Convide sua família, seus vizinhos, seus amigos, seus colegas. Chame quem você encontrar “pelas estradas da vida”. Vamos celebrar o encontro com Deus e com os irmãos como Igreja em saída a serviço do Reino.

Pe. Possidônio Ferreira Barbosa Júnior
Administrador Paroquial