FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Compartilhe:

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em que informam, promovem a formação da consciência crítica. Ler é um importante instrumento da formação pessoal. Ler, não é, simplesmente, decifrar códigos grafados. Ler é ao mesmo tempo: ver, interpretar, julgar, propor e agir.

Todos os meios de comunicação se afirmam dentro de uma tendência, defendem uma determinada bandeira (ideologia) e circulam dentro de alguns interesses.

Apesar de serem formadores de opinião marcados por tendência, bandeira e interesses bem específicos, não conseguem deter o poder da notícia sobre o leitor, cada vez mais atento. Quer dizer, a notícia ultrapassa o meio de comunicação.

Nos últimos tempos, com a multiplicação dos meios de comunicação pela popularização das redes sociais e dos canais alternativos, a idéia de democratização da comunicação resvala num fenômeno grave das Fake News que, arrasta milhões para a desinformação, o extremismo, o sectarismo, a intolerância e a violência além de fomentar uma cultura venenosa do ódio.

Estamos no tempo do Natal, precisamente na oitava de natal, com sua expressiva comunicação do amor, da verdade e da justiça de Deus para o mundo. Nosso Deus é “Emanuel”, Deus conosco. Sua presença, atualizada pelas celebrações natalinas evocam, em nós, o senso de fraternidade e solidariedade com o mundo que agoniza pela solidão materialista, pela ganância, pelo desrespeito, pelas desigualdades, pelas injustiças.

O Natal de Jesus vem semear, novamente, entre nós, a delicadeza, a mútua afeição, a gentileza, a comunhão, o carinho, a bondade, a amabilidade, a generosidade, a humildade, a atenção recíproca, a paciência, o perdão, a consciência humana…

Infelizmente temos desaprendido noções de humanidade. Precisamos reaver o elo de pertencimento ao outro como um irmão e uma irmã e não como uma ameaça que precisamos combater. Precisamos nos dedicar às causas que tem apelo solidário porque isso melhora nosso padrão de relacionamento. Precisamos agir desarmados da vingança, da competição, da rivalidade e do ódio. Precisamos contemplar as pessoas e as coisas com os olhos de Deus. Precisamos deixar de ser impermeáveis ao amor, permitindo que o amor nos alcance e nos devolva a nós mesmos, curados e salvos.

Não somos um caso perdido mas, precisamos nos deixar tocar por Deus que nos criou e nos conhece desde sempre!

“Fechado em si mesmo, o homem não aceita o que vem do Espírito de Deus. É uma loucura para ele, e não pode compreender, porque são coisas que devem ser avaliadas espiritualmente” (1Cor 2,14). “Mas, Deus escolheu o que é loucura no mundo, para confundir os sábios; e Deus escolheu o que é fraqueza no mundo, para confundir o que é forte” (1Cor 1,27).

“A loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1Cor 1,25). “Nós, porém, anunciamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos” (1Cor 1,23).

“De fato, quando Deus mostrou a sua sabedoria, o mundo não reconheceu a Deus através da sabedoria. Por isso, através da loucura que pregamos, Deus quis salvar os que acreditam” (1Cor 1,21). “Pois a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem. Mas, para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus” (1Cor 1,18).

Diante da Boa Notícia que é o Nascimento de Jesus, nós precisamos olhar para o ano 2023 e dizer com confiança: Feliz Natal para o ano novo!

Feliz ano novo para cada leitor desta coluna e jornal. Feliz Ano Novo, também para todas as pessoas de boa vontade.

O bem de 2023 depende de cada um de nós!

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Pe. Carlos Alberto Nascimento, SDB

  Congregação dos Salesianos de Dom Bosco (Sociedade de São Francisco de Sales) Data de Nascimento:07/08/1987 Data de Ordenação Sacerdotal: 08/12/2018       Endereço: