FELICIDADE SIM, MAS QUAL?

Compartilhe:

 

Quem não pensa na felicidade? Quem não quer ser feliz?

A felicidade é a busca e o sonho de todo ser humano. É isso que o move. Nisso é que está o sentido de toda a sua vida. Esse ideal é perseguido, dia-a-dia. Muitos são os meios, caminhos e estratégias.

Imaginando-se mais longe ou mais perto da felicidade, cada pessoa aumenta ou diminui a intensidade de suas ações e cria, para si, metas pessoais para garanti-la.

Infelizmente, o ideal de felicidade não chega sem o risco das ilusões que podem situar a felicidade longe de onde ela realmente está e, totalmente diferente do que ela realmente é.

A busca pela felicidade não é apenas um fator humano mas uma condição por isso, sua realização não pode acontecer numa esfera de desumanização. Isto é, não é possível alguém ser verdadeiramente feliz com a desgraça dos outros; com a destruição dos outros; com a negação dos outros. A felicidade não deve ser pretendida a qualquer, a qualquer custo e de qualquer jeito. A felicidade tem que ser humana!

Eis algumas indicações bíblicas que devem situar-nos na busca da Felicidade:

A Verdadeira Felicidade (Eclo 13,15-14,2). É preciso situar a verdadeira felicidade não no ter, mas no ser. Porque o engano está exatamente ai, quando se busca a felicidade, à todo custo, objetivando apenas o ter. “A riqueza é boa quando nela não há pecado; mas a pobreza é má, na opinião do injusto. A consciência do homem modifica as feições do seu rosto, tanto para o bem quanto para o mal. Rosto alegre é sinal de bom coração, mas inventar provérbios é trabalho fatigante.”

O Alcance da Felicidade (Cl 3,1-14). É preciso considerar a felicidade na perspectiva dos valores altos afim de que a realização pretendida seja totalizante. Por exemplo: não se deve comer só para o estômago, mas para o corpo todo; o futebol não deve ser só para as pernas; o beijo não deve ser só para a boca; o sexo não deve ser só para o genital… “Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória.”

O Caminho da Felicidade (Eclo 1,9-18). É preciso considerar a felicidade a partir da noção de caminho: descobrir o caminho e fazer da própria felicidade o caminho. Porque a questão do caminho é sempre a direção: de onde viemos e para onde vamos. O Caminho da Felicidade é, portanto, o Temor de Deus. “O temor do Senhor é glória e honra, alegria e coroa de júbilo. O temor do Senhor alegra o coração, dá contentamento, gozo e vida longa. Quem teme ao Senhor acabará bem, e será abençoado no dia da morte. O princípio da sabedoria é temer ao Senhor, e os fiéis a recebem já no seio materno.”

Os Meios da Felicidade (Mt 5,1-12). É preciso considerar a felicidade a partir dos meios que a propiciam porque, de fato ela é dom e conquista. Assim, sem os meios adequados e legítimos não a alcançamos. São meios da felicidade: ser pobre em espírito; assumir uma aflição; ser manso; ter fome e sede de justiça; ser misericordiosos;

ser puro de coração; ser promotor da paz; ser perseguido por causa da justiça; ser insultados por causa do Cristo… “Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu.”

O Preço da Felicidade (Mc 10,28-30). Considerar a felicidade como uma vida de confiança e abandono nas mãos de Deus. “Pedro começou a dizer a Jesus: ‘Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.’ Jesus respondeu: ‘Eu garanto a vocês: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, filhos, campos, por causa de mim e da Boa Notícia, vai receber cem vezes mais. Agora, durante esta vida, vai receber casas, irmãos, irmãs, mãe, filhos e campos, junto com perseguições. E, no mundo futuro, vai receber a vida eterna’.”

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts