FELICIDADE SIM, MAS QUAL?

Quem não pensa na felicidade? Quem não quer ser feliz?

A felicidade é a busca e o sonho de todo ser humano. É isso que o move. Nisso é que está o sentido de toda a sua vida. Esse ideal é perseguido, dia-a-dia. Muitos são os meios, caminhos e estratégias.

Imaginando-se mais longe ou mais perto da felicidade, cada pessoa aumenta ou diminui a intensidade de suas ações e cria, para si, metas pessoais para garanti-la.

Infelizmente, o ideal de felicidade não chega sem o risco das ilusões que podem situar a felicidade longe de onde ela realmente está e, totalmente diferente do que ela realmente é.

A busca pela felicidade não é apenas um fator humano mas uma condição por isso, sua realização não pode acontecer numa esfera de desumanização. Isto é, não é possível alguém ser verdadeiramente feliz com a desgraça dos outros; com a destruição dos outros; com a negação dos outros. A felicidade não deve ser pretendida a qualquer, a qualquer custo e de qualquer jeito. A felicidade tem que ser humana!

Eis algumas indicações bíblicas que devem situar-nos na busca da Felicidade:

A Verdadeira Felicidade (Eclo 13,15-14,2). É preciso situar a verdadeira felicidade não no ter, mas no ser. Porque o engano está exatamente ai, quando se busca a felicidade, à todo custo, objetivando apenas o ter. “A riqueza é boa quando nela não há pecado; mas a pobreza é má, na opinião do injusto. A consciência do homem modifica as feições do seu rosto, tanto para o bem quanto para o mal. Rosto alegre é sinal de bom coração, mas inventar provérbios é trabalho fatigante.”

O Alcance da Felicidade (Cl 3,1-14). É preciso considerar a felicidade na perspectiva dos valores altos afim de que a realização pretendida seja totalizante. Por exemplo: não se deve comer só para o estômago, mas para o corpo todo; o futebol não deve ser só para as pernas; o beijo não deve ser só para a boca; o sexo não deve ser só para o genital… “Se vocês foram ressuscitados com Cristo, procurem as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. Vocês estão mortos, e a vida de vocês está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo se manifestar, ele que é a nossa vida, então vocês também se manifestarão com ele na glória.”

O Caminho da Felicidade (Eclo 1,9-18). É preciso considerar a felicidade a partir da noção de caminho: descobrir o caminho e fazer da própria felicidade o caminho. Porque a questão do caminho é sempre a direção: de onde viemos e para onde vamos. O Caminho da Felicidade é, portanto, o Temor de Deus. “O temor do Senhor é glória e honra, alegria e coroa de júbilo. O temor do Senhor alegra o coração, dá contentamento, gozo e vida longa. Quem teme ao Senhor acabará bem, e será abençoado no dia da morte. O princípio da sabedoria é temer ao Senhor, e os fiéis a recebem já no seio materno.”

Os Meios da Felicidade (Mt 5,1-12). É preciso considerar a felicidade a partir dos meios que a propiciam porque, de fato ela é dom e conquista. Assim, sem os meios adequados e legítimos não a alcançamos. São meios da felicidade: ser pobre em espírito; assumir uma aflição; ser manso; ter fome e sede de justiça; ser misericordiosos;

ser puro de coração; ser promotor da paz; ser perseguido por causa da justiça; ser insultados por causa do Cristo… “Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu.”

O Preço da Felicidade (Mc 10,28-30). Considerar a felicidade como uma vida de confiança e abandono nas mãos de Deus. “Pedro começou a dizer a Jesus: ‘Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.’ Jesus respondeu: ‘Eu garanto a vocês: quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, filhos, campos, por causa de mim e da Boa Notícia, vai receber cem vezes mais. Agora, durante esta vida, vai receber casas, irmãos, irmãs, mãe, filhos e campos, junto com perseguições. E, no mundo futuro, vai receber a vida eterna’.”

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em