Fazenda da Esperança promove encontro com bispos das diversas regiões do Brasil e da Argentina

Compartilhe:

Nos dias 13 e 14 de abril de 2015, dezoito bispos do Brasil e um da Argentina que acompanham as Fazendas da Esperança em suas dioceses estiveram reunidos na Fazenda da Esperança de Pedrinhas, município de Guaratinguetá (SP). O objetivo do encontro foi partilhar as experiências da recuperação de dependentes químicos com apoio da Igreja e a colaboração de sacerdotes, religiosas(os) e leigas(os) (muitos deles ex-recuperandos), nas diversas Fazendas da Esperança do todo o Brasil e de outras partes do mundo.

Fundada por Frei Hans Stapel, OFM e os leigos consagrados, Nelson Rosendo Giovanelli, Iraci Leite e Lucilene Rosendo, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica de recuperação de toxicodependentes. A recuperação acontece durante um ano e tem como base a espiritualidade, a convivência e o trabalho. A espiritualidade é vivenciada através da escuta, reflexão e vivência da Palavra de Deus. A convivência acontece na prática do amor fraterno. O trabalho é um aprendizado que eleva a disposição de conviver no campo (na agricultura e a criação de animais) de onde se tira o próprio sustento.

Atualmente a Fazenda da Esperança tem 100 comunidades espalhadas em todo o mundo, nos seguintes continentes: Europa: Alemanha, Suíça, Portugal e Itália; África: Moçambique e Angola; América Central: Guatemala e México; América do Sul: Colômbia, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. As comunidades no Brasil estão localizadas nas seguintes regiões:    Norte: AC, RR, AM, PA e TO; Nordeste: MA, PI, CE, PE, RN, PB, AL, SE e BA; Centro-Oeste: MT, MS, GO e DF; Sudeste: MG, ES, RJ e SP; Sul: PR, SC e RS.

Em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, a Fazenda da Esperança vem desenvolvendo o Projeto “Espalhando Esperança”, com o objetivo de mobilizar milhares de jovens, que se disponham a dedicar um período de suas vidas, de forma voluntária, nos lugares onde existe a presença das Fazendas da Esperança, seja no Brasil ou em outras partes do mundo. Para participar, os jovens ter acima de 18 anos, e manifestar livremente o desejarem realizar a experiência. Também é necessário preencher o formulário de inscrição online no seguinte endereço: http://www.fazenda.org.br/espalhandoesperanca/inscricao.php.

Durante o encontro, Frei Hans informou, com muito entusiasmo, que neste ano de 2015, a Fazenda da Esperança receberá o reconhecimento definitivo dos seus estatutos no Conselho Pontifício, em Roma. Para comemorar este grande momento, “Família da Esperança” planejou um evento intitulado “Festa da Família”, que será realizado nas diversas regiões onde existe a Fazenda. Na Região Meio Norte, o evento acontece em Caixas – MA, seguindo a seguinte programação:

Dia 13/09  – Chegada dos Jovens;
Dias 14 e 15/09 – Retiro;
Dia 16 e 17/09 – Workshops (preparação e ensaio);
Dias 18 e19/09 – Apresentação do Musical “Gen Rosso”
Dia 20/09 – Festa da Família.

No último dia do encontro, os bispos visitaram a Fazenda Mãe da Esperança (casa Feminina), em Guaratinguetá – SP. Por ocasião da Missa com as jovens recuperandas, voluntárias e  religiosas que acompanham, Dom Mário Pasqualotto, Bispo Emérito de Manaus -AM, celebrou o Batismo da recém-nascida, Maria, filha de uma jovem de Manaus que mora na Fazenda Mãe da Esperança. A celebração causou encantos a todos os participantes.

Dom-Mário-Pasqualotto.

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts