Exposição revela olhares dos jovens sobre a fé e devoção em Oeiras

Compartilhe:

A exposição  “Olhares da Fé” com curadoria de Marluce Morais e Fábio Estefanio Lopes foi concebida e elaborada a partir do diálogo entre os participantes da Oficina de Imagem e Som proposta durante o primeiro semestre de 2015 pelo no IFPI ‒ Oeiras aos alunos dos cursos Técnicos Integrados. Constituindo-se assim um trabalho que busca tratar de forma lúdica do ato de descobrir através de uma observação analítica fotográfica a comunidade.

Proposta pelo LAHIS ‒ Laboratório de História e Arte – IFPI Oeiras a oficina integra as ações em pesquisas e práticas onde os sujeitos observem, explorem, registem e se apropriem da história, do patrimônio e das memórias locais. Com o uso do celular percebemos que simplicidade técnica e as possibilidades de intervenção criativa e lúdica ao longo de todo o processo de produção das imagens permitem, de um modo que nenhuma outra metodologia permitiria, desmistificar, analisar, compreender e vivenciar o processo de produção de imagens e vídeos entendendo-os como ferramenta de inclusão visual e construção de narrativas tendo como tema a percepção do território, a valorização da memória, cultura e identidade comunitária.

A exposição permeia os olhares de devoção, fé e espiritualidade captados pelos alunos do IFPI durante as manifestações religiosas da Semana Santa em Oeiras – Piauí. A escolha por registrar as manifestações religiosas desse período, justifica-se pela possibilidade de encontro com o modo de fazer e realizar a procissão do Bom Jesus dos Passos, e a Procissão do Fogaréu.

A fé, a devoção e a emoção de devotos e romeiros demonstradas durante a maior e a mais tradicional Semana Santa do Piauí, com celebrações sacras que há mais de dois séculos são realizadas na cidade permite aos alunos perceber e registrar a manifestação a partir de uma busca pelas sensibilidades expressas na celebração. Com uma câmera na mão os alunos puderam compor e produzir história na realização das tarefas da oficina, permitindo o contato com o patrimônio cultural, história, cultura e memórias da cidade.

Com uma seleção de fotografias e vídeo documentário experimental a exposição “Olhares da Fé” apresenta uma composição dos caminhos da produção das imagens e da leitura da semana santa transformadas em arte com o olhar atento e sensível de cerca de 80 alunos moradores da cidade.

Programação:

Abertura da exposição

Data: 27 de outubro de 2015

Horário: 19h

Local: Museu de Arte Sacra – MAS

 

PARCEIROS: IFPI/Oeiras e MAS – Museu de Arte Sacra

olhares da fé (Copy)

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts