Ética urgente!

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Hoje, mais do que nunca, precisamos rever as nossas escolhas, posições e atitudes em base às exigências próprias da ética. Quando nos afastamos da ética, a vida se transformou em tragédia.

Ética no direito “Uma consideração do direito cega aos valores é inadmissível” (Radbruch).

As teorias positivistas que prevaleceram no campo do direito, a partir do século XIX, sustentavam que “só é direito aquilo que o poder dominante determina e o que ele determina só e direito em virtude dessa circunstância”. Esta ilusão foi desfeita com a trágica experiência das grandes guerras mundiais, especialmente pela atuação dos regimes totalitários (p. ex Hitler). Portanto, o exercício do direito que não pressupõe a ética, além de injusto é inumano.

Ética na economia “Não podemos deixar que o mundo se transforme num mercado global, sem outra lei que a do mais forte” (Mitterrand).

No plano da economia, a lógica do capital criou estratégias e mecanismos e auto-sustentação, formando o (neo)liberalismo econômico. Assim, como consequência do livre jogo das forças de mercado, indiferente a quaisquer compromissos éticos, se estabeleceria um mundo de “progresso” e “felicidade”. A mundialização da economia e a globalização, sustentada pelas exigências de qualidade total, ampliou a distância entre pobres e ricos e, com isso a desigualdade; sequestrou a utopia e iludiu a esperança. Só haverá progresso verdadeiro se o ser humano for posto no centro do desenvolvimento e se a economia estiver orientada para satisfazer, mais eficazmente, as suas necessidades vitais.

Ética na política “A máxima segundo a qual a política deve ser indiferente ao bem e à moral é um erro fatal” (Maritain).

A mentalidade formada sob o velho chavão: “política e religião não se discute” distorceu a competência da política em vista do bem comum; desarmou o poder do cidadão como sujeito e transformou o político em plenipotenciário legislador em causa própria. No cenário político atual vemos a tragédia da perda ética. Política sem ética é tirania, violência e agressão à vida humana. Onde vigoram práticas políticas sem princípios éticos, facilmente se criam relações de cumplicidade, favor e clientelismo.

Ética na ecologia. “Há uma lei verdadeira, conforme a natureza que, o homem não pode viola-la sem negar a si e à sua natureza e, sem receber o maior castigo” (Cícero).

É um erro pensar que a agressão ecológica constitui apenas depredação dos rios, plantas e animais. Qualquer agressão, a qualquer espécie do nosso ecossistema, constitui em agressão à vida humana. A Constituição Brasileira parece não ter o poder e a força necessária para barrar empresas e políticos que já despovoaram e destruíram matas e florestas e que, inescrupulosamente, em nome do “progresso” continuam devastando o pulmão do mundo, a Amazônia.

Ética na ciência. “A ciência pode apenas determinar o que é, não o que deve ser” (Einstein).

O iluminismo, que serviu de base e sustentação à ciência e suas conquistas, devotou à razão o triunfo sobre todas as coisas e, transformou o homem em semideus de um mundo que parece se dobrar às suas teses e hipóteses. É verdade que a ciência fez o mundo dar um giro enorme na chave de entendimento da vida e da existência. O homem ganhou mais COISAS com a ciência, mas não ganhou mais SER. Sem os parâmetros éticos a ciência pode se achar no direito de brincar de ser Deus.

Ética cósmica. “Queiramos ou não, nós fazemos parte do mundo e da sociedade” (Montoro).

A ética não é apenas um sentimento subjetivo; tem seu fundamento numa realidade bastante objetiva: a lei cósmica universal, a natureza das coisas e, especialmente, a natureza humana. Os determinantes éticos não estão submetidos a escolhas circunstanciais, mas a imperativos vitais.  É a vida o critério da ética.   Nisso consiste o realismo ético, cujos valores fundamentais foram proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sem ética não há vida! Sem a ética tudo é caos!

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Imagem: Google

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