ESPIRITUALIDADE DO SEGUIMENTO E DA MISSÃO

Compartilhe:

 

Fé é caminho e caminhada por Deus, com Deus, em Deus e para Deus.

Na vivência da fé, para seguirmos em frente, precisamos de luzes para os nossos pés e direção para os nossos passos. Isso exige busca permanente, oração persistente e conversão diária.

Não caminhamos sozinhos, soltos e abandonados. Na experiência da fé sabemos que Deus está conosco e nos conduz pelo Santo Espírito que, nos enche com seus dons e nos revela a verdadeira Vontade do Pai. A isso nós damos o nome de Espiritualidade, quer dizer, a vida iluminada, guardada, guiada, conduzida e impulsionada pelo Espírito de Deus.

Nossa Espiritualidade é, portanto, Cristã porque, Cristo se deixou conduzir pelo Espírito Santo e, impulsionado por ele, tratou de ouvir a voz do Pai e fazer a sua Vontade.

Como seguidores e seguidoras, discípulos e discípulas de Cristo precisamos crescer e amadurecer na espiritualidade, numa atitude de escuta, oração, obediência e serviço.

Nesse ano, aproveitando o Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã, integrado ao Ano de Animação Vocacional com o tema: “Iniciação à Vida Crista: caminho para o encontro com Cristo”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, apresentamos o Projeto Paroquial de Espiritualidade, com base em Lucas 24,13-35.

A palavra forte e chave do Ano Regional de IVC é ENCONTRO e do Ano de Animação vocacional é CHAMADO!

A ideia principal do Projeto, que tem a colaboração de Dom Eugênio Adrian Rixen (Bispo Emérito de Goiás), é colocar a nossa vida em missão diante do Evangelho de Lucas que, narra a história dos Discípulos de Emaús. O escritor sagrado nos apresenta a situação dos dois discípulos que, arrasados pela morte de Cristo, abandonam tudo, voltam tristes para casa e, mesmo surpreendidos por Cristo ressuscitado, no caminho, é somente diante da mesa, com o pão partilhado, que reconhecem o Senhor e voltam para a missão com novas disposições, motivações e esperanças.

O nosso objetivo é ler, reler, meditar, refletir, rezar e contemplar o texto de Lucas, colocando-nos no lugar dos Discípulos de Emaús, deixando que as provocações da Palavra nos ajudem a rever a nossa vida e nos motive para mudanças e conversão dia-a-dia.

No total são 10 provocações (uma para cada mês, até dezembro) usando um ou mais versículos do evangelho de Lucas, sempre com uma meta, que servirá para animar (em nível pessoal, grupal ou comunitário): estudo, leitura orante, partilha de vida, roda de conversa, aconselhamento, oração, adoração, vigília, terço, celebração da Palavra, encontro, palestra, formação, retiro, curso etc.

Acreditamos que, voltando ao Evangelho, que é fonte de vida e salvação, poderemos enxergar, com maior clareza, os múltiplos encontros com Cristo, em nossa vida, e, os muitos chamados que ele nos faz e, que, nem sempre percebemos, acolhemos e vivemos.

Isso será vivido como um Projeto de Espiritualidade em 2023.

Seja qual for a atividade que vamos realizar (sozinhos, em grupo ou em comunidade), é importante sempre ler o texto completo (Lucas 24,13-35) e, depois, voltar ao(s) versículos indicados naquele mês para desenvolver a meta com criatividade, participação e empenho. Em março o versículo que vai nos ajudar no caminho é: “Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido” (Lc 24,14).

Quer vivenciar esse projeto? Entre em contato conosco. Nas redes sociais da Paróquia São Francisco de Assis, vamos disponibilizar orientações e material. Aliás, já se encontra, em nosso YouTube, uma visão geral sobre o projeto.

Oportunamente, vamos oferecer um roteiro com alguma iluminação e provocações específicas para a vivência desta espiritualidade no dia a dia.

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto; Google

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts