ESCOLHER A MELHOR PARTE

Compartilhe:

 

 

Todos nós temos uma grande dificuldade de lidar com decisões, escolhas, opções, prioridades. Talvez porque, nem sempre, temos claro o que queremos. Sim! Talvez porque não enxergamos o que realmente precisamos e necessitamos. Na verdade, confundimos vontade com necessidade. A vontade está mais ligado aos instintos, sentimentos, desejos, prazeres… aos sentidos. A vontade pode ser ocasional, de momento. E por causa disso, podemos fazer da vida uma verdadeira casa de ilusões.

“Não siga suas paixões. Coloque freio nos seus desejos. Se você permite satisfazer a paixão, ela tornará você motivo de zombaria para seus inimigos. Não se entregue a uma vida de prazeres, para não se empobrecer com os gastos. Não se empobreça banqueteando com dinheiro emprestado, quando você não tem nada no bolso” (Eclesiástico 18,30-33).

Afirmar a vida só nas vontades é perder os horizontes!

O querer, ao contrário da vontade, refere-se, sempre, a algo além; algo maior. Que até pode passar pela vontade, mas que a supera. O querer implica renúncias, responsabilidade, autodomínio, coragem, fé, decisões, escolhas, autocrítica, valores, compromisso, hierarquia de valores.

“Aprenda antes de falar, e cuide-se para não ficar doente. Examine a si mesmo antes do julgamento e, no momento da sentença, você encontrará perdão. Humilhe-se para não ficar doente, e quando pecar arrependa-se. Que nada impeça você de cumprir logo uma promessa; não espere até à morte para cumpri-la. Prepare-se antes de fazer uma promessa, para não ser como alguém que tenta o Senhor” (Eclesiástico 18,19-23).

Quando não se sabe o que quer, não existe caminho, nem esperança e nem futuro.

É preciso escolher a melhor parte, como dizia Jesus à Marta: “Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas; porém, uma só coisa é necessária, Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada” (Lc 10,41-42).

Para escolher a melhor parte é preciso definir o que se quer na vida. Estabelecer uma meta. Quer dizer, sonhar, acreditar, ter esperança em algo maior que projete a vida para frente; sempre para frente.

Ter coragem de dizer com a Palavra de Deus:

“Por causa de Cristo, porém, tudo o que eu considerava como lucro, agora considero como perda. E mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo. Por causa dele perdi tudo, e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo, e estar com ele.E isso, não mais mediante uma justiça minha, vinda da Lei, mas com a justiça que vem através da fé em Cristo, aquela justiça que vem de Deus e se apóia sobre a fé. Quero, assim, conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a comunhão em seus sofrimentos, para tornar-me semelhante a ele em sua morte, a fim de alcançar, se possível, a ressurreição dos mortos. Não que eu já tenha conquistado o prêmio ou que já tenha chegado à perfeição; apenas continuo correndo para conquistá-lo, porque eu também fui conquistado por Jesus Cristo. Irmãos, não acho que eu já tenha alcançado o prêmio, mas uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente.  Lanço-me em direção à meta, em vista do prêmio do alto, que Deus nos chama a receber em Jesus Cristo. (Filipenses 3,7-14)

A vida não está pronta, precisa ser continuada, ampliada, aumentada. Não no tamanho, mas na qualidade; não através das coisas, porque a vida não é depósito ou porão, mas através das pessoas; não através do poder, do prazer, do ter, do status, mas através do ser (ser pessoa, ser gente, ser filho de Deus… ser humano).

Escolher a melhor parte não é outra coisa, senão, conferir à vida o seu sentido original: Dom e Conquista. Ou seja, é um presente de Deus mas, ao mesmo tempo, uma tarefa humana.

A vida pode ser melhor, basta você querer! Deus garante a ‘parte’ dele!

Não deixe a vida, simplesmente, acontecer; aconteça com ela!

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts