Escola família agrícola é destaque em rede nacional – CNN conhece e leva ao mundo a pedagogia da alternância

As escolas família agrícola continuam fazendo a diferença no semiárido Piauiense, usando a metodologia da pedagogia da alternância. Na comunidade estudantil consegue juntar teoria e pratica, quando transforma a realidade do seu meio ao levar para região aquilo que é aprendido e vivenciado no espaço escolar, é a oportunidade tão desejada por famílias rurais que normalmente veem seus filhos indo embora em busca de oportunidades e hoje poder vê-los contribuindo com conhecimento, na teoria escolar, na própria comunidade, estando muitas vezes não só sobrevivendo no semiárido, mas inovando na produção, apresentando técnicas de melhoramento do que já existe, como também trazendo novidades a partir das experiências, dos estudos feito na escola é ir além das suas expctativas. Essa forma de fazer educação das efades chamou atenção de muitos e está indo cada vez mais longe.

Esteve na efade V a CNN Brasil series originais, por meio da EMBRAPA que é uma entidade parceira, para fazer conhecer ao brasil o trabalho desenvolvido pelas escolas. A escola de Inácio do Piauí recebeu a visita de uma equipe de reportagem que conheceu, registrou e está levando ao mundo essa realidade, mostrando através da apresentação de produtos bio fortificados que na escola são feitos: batata bio forte, feijão calpi e macaxeira BRS Jari, esses produtos que são produzidos na escola pelos alunos e professores.

Para a diretora Daniela Araújo “A reportagem foi de grande valia, pois através dessa reportagem teremos a oportunidade de mostrar ainda mais o trabalho realizado pela escola, no sentido de intensificar a importância dos alimentos para o consumo humano, pois é um alimento totalmente natural, sem uso de agrotóxicos e para mostrar que a escola faz esse paralelo entre o que o aluno produz e o consumo do mesmo na própria escola, bem como o conhecimento que ele adquire e leva para sua comunidade”. afirmou Daniela Araujo em uma entrevista pelo Watssap a radialista Camilla Marques

Breve a reportagem será exibida em rede nacional e posta no site: https://www.cnnbrasil.com.br

Postagem Camilla Marques

Com informações e imagens: http://www.funded.org.br/