ÉS TU AQUELE QUE HÁ DE VIR…?

Compartilhe:

 

Quanto mais o tempo passa, mais vamos nos distanciando da originalidade do Evangelho e das promessas da fé. O evangelho não é, apenas, o que nos foi dado, na forma escrita, mas o Cristo-pessoa; sua vida, seus atos, sua pregação, sua história. Da mesma forma, as promessas de fé não são, simplesmente, as vantagens anunciadas e pretendidas por quem se aproxima de uma denominação religiosa (prosperidade, milagre, cura, revelação), mas, a Salvação.

A fé corre perigo! É preciso voltar às fontes da fé! A fé se sustenta da adesão, profunda, a Cristo; no seguimento a ele, em tudo e, ao mesmo tempo, se tornando semelhante a ele, até ao extremo da cruz. Ser um outro Cristo no mundo, no amor-ágape (ou amor-doação-entrega). Dar-se a Deus pelos irmãos, sem esperar nada em troca.

Por outro lado, a fé se afirma na esperança da Salvação que começa antes do túmulo, antes da morte. A salvação, como promessa é permanente ação de Deus, que vai nos libertando da morte e do poder da morte; do pecado e do poder do pecado; enquanto  caminhamos neste mundo. Mas, é, também, sentença de vida quando, no julgamento, como juiz, o Senhor Jesus dirá: “Venham vocês, que são abençoados por meu Pai. Recebam como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo” (Mt 25,34-36).

Quem salva é Deus! É ele que tem nas mãos o poder de salvar. É nele que somos salvos. É por ele que chegamos à plenitude da vida. É com ele que viveremos a eternidade.

O início da pregação de Jesus tem tudo a ver com a incansável busca do cristão porque, atualiza, em qualquer tempo, o Projeto de Deus: “Jesus voltou para a Galiléia, pregando a Boa Notícia de Deus: ‘O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia’” (Mc 1,14.15).

Voltar ao Evangelho e às suas Promessas, significa, pelas palavras do próprio Cristo é: a) Abraçar as esperanças do Reino de Deus: no tempo de Deus e na vontade de Deus e b) Converter-se à Boa nova e em Boa nova; Acreditar na Boa nova e viver da Boa nova.

O Projeto de Deus é para quem tem coragem de se guardar para as esperanças de Deus.

Quando João Batista envia mensageiros a Jesus, ao invés de sustentar a dúvida dos judeus, ele anuncia a esperança-certeza do Reino: “João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras do Messias, enviou a ele alguns discípulos, para lhe perguntarem: ‘És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?’ Jesus respondeu: ‘Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia” (Mt 11,2-7).

Você quer que a fé seja resposta? Aceite-a, antes de tudo, como proposta!

Não entregue a fé aos olhos. A fé é maior do que os olhos podem ver: “Jesus disse: ‘Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditaram sem ter visto’” (Jo 20,29). Não entregue a fé às mãos. A fé é maior do que as mãos podem fazer. “Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé” (Jo 20,27). Não entregue a fé aos lábios. A fé é maior do que os lábios podem dizer. “Esse povo se aproxima de mim só com palavras, e somente com os lábios me glorifica, enquanto o seu coração está longe de mim. O culto que me prestam é tradição humana e rotina” (Is 29,13). Não entregue a fé, nem mesmo, ao coração. A fé é maior do que o coração pode sentir. “Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo dentro de vocês. Tirarei de vocês o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne. Colocarei dentro de vocês o meu espírito, para fazer com que vivam de acordo com os meus estatutos e observem e coloquem em prática as minhas normas” (Ez 36,26-27).

Entregue a fé ao amor. A fé não vive sem amor. Aliás, tudo passa. Até a fé passa. O amor jamais passará. “O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará” (1Cor 13,4-8).

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

A AMIZADE DE DEUS

  Nosso Senhor, o Verbo de Deus, que primeiro atraiu os homens para serem servos de Deus, libertou em seguida os que lhe estavam submissos,

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts