Equipe Missionária visita Órgãos Públicos em Tanque

Compartilhe:

Dom Juarez e equipe missionária realizaram visitas a órgãos públicos durante todo o dia desta quarta-feira dia 02, dentro da programação da VPM na Paróquia de São Sebastião em Tanque do Piauí.

Pela manhã, foram recepcionados na prefeitura pelo Senhor Francisco da Silva Filho, Prefeito do município, parte do seu secretariado e funcionários internos da prefeitura. Durante a reunião, Dom Juarez indagou ao prefeito e demais lideranças sobre as dificuldades e esperanças em comandar um município. O prefeito revelou que uma das principais dificuldades são os recursos que são poucos e o município sobrevive basicamente do FPM (Fundo de Participação do Município) e programas sociais para a população mais carente. No entanto, mesmo com todas as dificuldades tinha a esperança que tudo pudesse melhorar para que possa dar uma vida melhor ao povo.

Tanto o prefeito quanto os demais presentes demonstraram uma preocupação muito grande com a preservação do meio ambiente visto que há a expectativa de implantação de um projeto de cultivo de eucalipto a cerca de três quilômetros da cidade e Dom Juarez se colocou a disposição do prefeito para auxiliar o povo para evitar o desmatamento da região e proteger o meio ambiente local.

Dando prosseguimento, dirigiram-se para o Legislativo local, onde a equipe foi recepcionada pelo presidente Vereador Antônio Vieira (PCdoB) e mais 6 vereadores. Dirigindo-se ao plenário da Câmara o presidente falou da satisfação em receber a comitiva do Bispo e se dispôs a ajudar a Igreja naquilo que for preciso para o bem comum de todos e aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho social desenvolvido pelo pároco Pe. Hubert Kilga (MSC), que muito tem feito para ajudar a população carente do município.

Mais uma vez, Dom Juarez inicia sua fala indagando aos vereadores quais as dificuldades em fazer parte do legislativo municipal. Assim como na prefeitura os vereadores manifestaram a insatisfação com a escassez de recursos e a dificuldade em levar o povo para participar das sessões na Câmara, visto que, por serem eleitos pelo povo eles deveriam participar sempre das sessões para conhecer o desempenho do seu eleito.

Ainda pela manhã, Dom Juarez foi recepcionado na Escola Municipal Maria Vieira de Carvalho, escola que oferece o ensino fundamental de 1º ao 5º anos e lá foi homenageado por uma equipe de alunos que leram pequenas declarações de afeto e recebeu uma cartinha de cada aluno as quais prometeu ler todas.

À tarde, a equipe missionária foi visitar as instalações da sede da Pastoral da Criança e a Irmã Consolação e Ivaneide realizaram atividades lúdicas com algumas crianças atendidas pela pastoral e em seguida Dom Juarez recebeu um chamado e foi à casa do senhor Jesuíno que impossibilitado de se locomover, vive em cadeira de rodas e pediu que o Bispo fosse visita-lo, o que prontamente foi atendido.

As atividades da noite iniciaram-se pela visita à Unidade Escolar São Sebastião, escola de ensino médio no centro da cidade. Naquela escola, Dom Juarez enfatizou a importância dos estudos na vida de cada um e reforçou aos jovens que trilhem o caminho do bem seguindo os ensinamentos de Jesus, pediu que prosseguiam nos estudos. Em seguida, às 19:30h celebrou a missa das quartas-feiras na Igreja Matriz de São Sebastião.

Para encerrar este dia de atividades, foi realizada uma reunião após a missa com alguns membros da Pastoral Familiar de Oeiras. Estiveram presentes o Cláudio Sinimbu, Lucia Sinimbu, Dona Salomé e dona Solange que falaram das suas experiências frente a pastoral e deram algumas dicas para reavivar a Pastoral familiar da paróquia de São Sebastião e assim render bons frutos. Para Lúcia “se conseguirmos evangelizar as famílias nós poderemos ter paz”, enfatizando a importância da parceria da pastoral no acompanhamento dos casais locais.

Para a quinta-feira, está prevista a visita às comunidades Chapada dos Nunes, pela manhã e São João de Sene, à tarde e a noite celebra missa dos festejos locais.

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts