Encontro Diocesano com correspondentes paroquiais da Comunicação é realizado na Diocese de Oeiras

Para fortalecer e dinamizar a comunicação, a Diocese de Oeiras, através da Pastoral da Comunicação, promoveu o Encontro Diocesano com correspondentes paroquiais da Comunicação, no último sábado dia 25/03/2023, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes. O evento contou com a participação de representantes das Paróquias e Áreas Pastorais da diocese de Oeiras.

Com o tema: “Vocação e Missão do Comunicador Cristão”, o encontro teve início com a oração, conduzida pelo padre Gildásio Silva, referencial da Pascom diocesana.

O encontro foi assessorado pelo bispo diocesano Dom Edilson Nobre, que explicou a função do correspondente paroquial, que é ser o responsável para fazer a ligação da paróquia com a diocese utilizando as ferramentas de comunicação, isto é, fazer o intercâmbio entre paróquia e diocese. “Vamos refletir a comunicação da Igreja como vocação e missão, um verdadeiro chamado de Deus para colaborarmos com o plano da salvação”, pontuou o assessor Dom Edilson, que ainda acrescentou:  “não tenham medo de exercer esta missão de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, pois cada pessoa traz em si o germe da comunicação. A comunicação não é só a verbal, pois também nos comunicamos com o corpo; o próprio olhar diz se estamos tristes ou alegres, portanto o corpo revela a pessoa,  os gestos comunicam, o modo de falar comunica. A comunicação é muito exigente porque ela pede vida, temos que dar vida àquilo que fazemos, acreditar na força que vem de Deus, na ação do Espirito Santo.   A comunicação é inerente a própria condição humana; somos criados à imagem e semelhança de Deus e trazemos em nós a vocação e o chamado para a comunicação que deve gerar comunhão, pois não é simplesmente  uma comunicação técnica, mas é um trabalho de comunicação que vai ajudar a criar comunhão na Paróquia e entre esta Paroquia e a Diocese de Oeiras”.

Em seguida, aconteceu a plenária com a reação dos participantes, levando em conta o tema desenvolvido; logo após foi feita a socialização do Plano de Comunicação diocesano para o ano de 2023. Dando prosseguimento ao Encontro foram feitos os trabalhos em grupos divididos por setores, onde discutiram Ideias para a realização dos Encontros Setoriais com o intuito de fomentar o surgimento ou fortalecimento da Pascom paroquial, bem como pensar a forma de articulação para garantir público. O trabalho em grupo foi um momento significativo do Encontro, um espaço para a escuta, uma experiência de sinodalidade.

O Encontro encerrou com a oração de envio e o almoço.

PALAVRA TEM PODER!

Nossas relações interpessoais são formadas e estabelecidas por muitas e fortes mediações. Uma dessas mediações é a Palavra. Sem a palavra a vida seria