A diocese de Oeiras realizou no sábado, 21/09/2024, o Encontro Diocesano de Formação para os Ministros Extraordinários da Santa Comunhão – MESCE, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, em Oeiras – Piauí. Presentes 170 MESCEs advindos de todas as paróquias e áreas pastorais que compõem a Diocese.
O encontro foi assessorado por Dom Edilson Nobre, bispo Diocesano de Oeiras que refletiu sobre o tema: “O Sacramento da Eucaristia: fundamentação bíblica e pastoral”.
O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3). O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.( https://www.vaticannews.va/pt )
Os leigos não apenas ajudam a distribuir a Eucaristia na missa, mas tem sua custódia, o recipiente onde se coloca a Hóstia consagrada para levar aos enfermos (também chamada de teca). Os leigos podem fazer a Exposição do Santíssimo Sacramento e presidir a celebração da Palavra. Portanto, são estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão:
- distribuição da comunhão na missa.
- distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem.
- administração do viático.
- exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo), em situações específicas.
- presidir a Celebração da Palavra – onde não houver sacerdote. (https://www.vaticannews.va/pt/ )
O encontro terminou com um momento de Adoração e Benção do Santíssimo Sacramento.
Peçamos ao Espírito Santo que conduza e capacite todos os Ministros Extraordinários da Santa Comunhão Eucarística que prestam tão relevante serviço para a Igreja de Deus.