É NECESSÁRIO REZAR SEMPRE, SEM NUNCA DESISTIR

Compartilhe:

A oração não é um mero recurso para conseguir algo de Deus a oração é poder que alavanca um permanente diálogo de fé com Deus, medido pela confiança, entrega, abandono, esperança, paciência, persistência, perseverança e amor.

A oração, antes de tudo, tem em vista o indivíduo que ora, quebrando-lhe todas as resistências e aproximando-o de Deus. Porque Deus é, sempre, providente e gratuito. Não deixa de apresenta-se e de agir. Antes, Deus socorre e defende os seus filhos. Ele não abandona os que ele escolheu. Essa certeza faz crescer, na maturidade, todos os que, pela oração a Deus se dirige. Porque não ficarão, nunca, sem resposta. Embora a resposta de Deus não se baseie em coisas, mas, na multiplicidade de ações salvadoras.

A oração nos faz mergulhar em Deus e Deus em nós! Por isso a oração tem que ser, sempre, insistente e perseverante.

A Sagrada Escritura esclarece alguns pontos importantes sobre a necessidade de rezar, sem nunca desistir.

Apesar de tudo, vemos Deus em nossa frente (2 Coríntios 4,8-11)

“Somos atribulados por todos os lados, mas não desanimamos; somos postos em extrema dificuldade, mas não somos vencidos por nenhum obstáculo; somos perseguidos, mas não abandonados; prostrados por terra, mas não aniquilados. Sem cessar e por toda parte levamos em nosso corpo a morte de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. De fato, embora estejamos vivos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal.”

O Senhor não demora para cumprir o que prometeu (2 Pedro 3,3-10)

Vocês devem saber que nos últimos dias aparecerão pessoas que zombarão de tudo e se comportarão ao sabor de seus próprios desejos. E dirão: “Não deu em nada a promessa de sua vinda? De fato, desde que os pais morreram, tudo continua como desde o princípio da criação!” No entanto, eles fingem não perceber que no começo existiam os céus e a terra, e que a terra foi tirada da água e firmada no meio da água pela Palavra de Deus. E pela mesma Palavra de Deus este mundo pereceu inundado pela água. Ora, os céus e a terra de agora estão reservados ao fogo pela mesma Palavra, aguardando o dia do julgamento e da destruição dos homens ímpios. Há, porém, uma coisa que vocês, amados, não deveriam esquecer: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia. Senhor não demora para cumprir o que prometeu, como alguns pensam, achando que há demora; é que Deus tem paciência com vocês, porque não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem a se converter. O Dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus se dissolverão com estrondo, os elementos se derreterão, devorados pelas chamas, e a terra desaparecerá com tudo o que nela se faz.

Deus fará justiça aos seus escolhidos (Lucas 18,1-8)

Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, sem nunca desistir. Ele dizia: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que ia à procura do juiz, pedindo: ‘Faça-me justiça contra o meu adversário!’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum; mas essa viúva já está me aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não fique me incomodando’.” E o Senhor acrescentou: “Escutem o que está dizendo esse juiz injusto. E Deus não faria justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu lhes declaro que Deus fará justiça para eles, e bem depressa. Mas, o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar a fé sobre a terra?”

Somos herdeiros das coisas do Pai do Ceu (Colossenses 1,12-14)

“Com alegria, dêem graças ao Pai, que permitiu a vocês participarem da herança dos cristãos, na luz. Deus Pai nos arrancou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do seu Filho amado, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”

Finalmente, entendemos que “A fé, nutrida pela oração, é a acolhida da salvação na qual se põe o destino de todo homem. É na fé, que sustenta a missão da Igreja, que, peregrinos neste mundo, vivemos em comunhão com Deus. A vivência da fé passa e passará por provações e perseguições, por isso é preciso rezar sem jamais desanimar” (Carlos Alberto Contieri, sj).

Visto dessa maneira, que nossa insistência, na oração, nos torne, cada vez mais, maduros na fé.

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts