E a vida se faz caminho!

Depois da grande expectativa em relação ao nascimento de uma criança, todos aguardam ansiosos, suas primeiras palavras e seus primeiros passos. E tudo é ritualizado, na espera destes grandes feitos.

Como é bonito e marcante o processo que dá origem ao falar e ao caminhar: admirável desenvolvimento humano. Tem crianças que começam a falar bem antes de caminhar e, tem outras, que caminham muito antes de falar. Cada qual com desenvoltura própria.

O desenvolvimento da fala é incrível e, o que mais chama a atenção é que, os primeiros balbucios se misturam ao choro, à fome, à dor, à manha, à imitação… Mas, para mim, o caminhar de uma criança é muito mais complexo e significativo porque não se trata, apenas, de desenvoltura física mas, de arranjo existencial. É o traçado da vida que se anuncia em cada passo da criança.

Fisicamente a criança precisará se levantar e se por de pé e se sustentar ereto. Deixará de se locomover de arrasto para dar passos. Até aquele momento, estar no colo ou engatinhar era tudo o que ela podia para se deslocar; para ir e vir; sempre com o corpo e os olhos projetados para o chão. Andando não! Andando, é completamente outra, a projeção, a perspectiva e o horizonte.

Existencialmente falando, a criança se projeta para o alto e para frente. Cresce. Aparece. Ganha visibilidade e autonomia. Em outras palavras, passa a fazer o próprio caminho. Não é, mais, simplesmente levada (as vezes, a contragosto e, com relutância). Continuará precisando dos outros, mas, andando, ela decidirá a direção aos passos. Isso é fantástico e, ao mesmo tempo desafiador.

Um exemplo que eu acho bastante interessante, dentro desta questão é o nascimento de João Batista. Dentro de uma situação improvável e de uma série de circunstâncias especiais o menino nasce recebe nome e, os vizinhos da família, estupefatos com tudo, exclamam: “O que será que esse menino vai ser?” (Lc 1,66). Mais tarde, depois de um lapso de tempo, Lucas mostra João Batista, no deserto, exercendo sua missão profética: ele próprio caminha e prepara os caminhos do Senhor: “Foi nesse tempo que Deus enviou a sua palavra a João, filho de Zacarias, no deserto. E João percorria toda a região do rio Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, conforme está escrito no livro do profeta Isaías: ‘Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas’” (Lc 3,2b-5).

De fato, a admiração dos vizinhos tinha razão de ser. A vida de João Batista será recontada por seus pés em relação ao caminho que ele teve que descobrir e percorreu, até a chegada daquele que é o “caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,7). A respeito de Jesus João declara e esclarece: “Eu batizo vocês com água. Mas vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno nem sequer de desamarrar a correia das sandálias dele” (Lc 3,16).

O mais surpreendente é que Lucas, tanto no “seu” Evangelho quanto nos Atos dos Apóstolos apresenta uma releitura da vida e missão de Jesus e vida e missão da Igreja a partir do conceito de caminho.

Assim se lê na introdução ao Evangelho de Lucas: “No Evangelho, Lucas apresenta o caminho de Jesus; em Atos, temos o caminho da Igreja. Juntos, formam o caminho da salvação, com o centro de referência em Jerusalém. Esta cidade é o ponto de chegada do caminho de Jesus. Aí ele vai morrer, ressuscitar e subir ao céu, terminando a sua missão. É também o ponto de partida do caminho da Igreja que prossegue a missão de Jesus até os confins da terra (At 1,8)”

A vida se faz caminho desde os primeiros passos que uma pessoa dá. Neste sentido, precisamos caminhar sabendo que, novo não é o caminho… muitos já o percorreram ou o estão percorrendo. Nem novo e nem exclusivo. A vida é caminho. Novo, mesmo, é o jeito de caminhar. E, como isso depende de cada um, não convém que nos detenhamos em demora. Caminhar é preciso!

“Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar” (Thiago de Melo).

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google