O Domingo de Ramos antecede o domingo da Páscoa e marca o inicio da Semana Santa. Com a presença de muitos fiéis concentrados na igreja de nossa senhora da Conceição, neste dia 13-04-2025, teve inicio ás 8:00h a distribuição benção dos ramos, oração e em seguida a procissão até a Matriz de Nossa Senhora da Vitória, onde acontece a Missa Solene dos Ramos. Antes da caminhada Dom Edilson, fez um convite a todos que antes de percorrer as ruas da cidade, que os cristãos façam uma memoria do peregrinar de Jesus em Jerusalém, os gritos do povo como: “hosana Filho de Davi”, quer dizer que estamos reconhecendo que Jesus é o nosso Salvador e procurando interiorizar tudo aquilo que Jesus vivenciou, mantendo o clima de oração.
Os ramos abençoados são símbolos da fé e nos faz recordar que Jesus Cristo deu a vida por nós. Neste dia celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho, símbolo de humildade e acolhido com ramos e aclamações pelo povo simples.
A procissão chegou na Catedral, e teve inicio a Santa Missa, presidida por Dom Edilson, bispo da Diocese de Oeiras e concelebrada pelo frei Antônio, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da vitória, Diácono Gutemberg da Rocha, seminarista Flavio, Ministros da Santa Comunhão e coroinhas.
Dom Edilson, iniciou dizendo aos fiéis, que mais uma vez estamos celebrando a Semana Santa, oportunidade favorável que nos possibilita vivenciarmos com intensidade os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Que a celebração deste dia requer compreensão, com silêncio e oração.
Com a iniciativa de promover a justiça, a dignidade e a paz, especialmente entre os mais vulneráveis, a igreja católica realiza em todo Brasil a tradicional Coleta da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Uma maneira de poder contribuir concretamente com os projetos sociais apoiados pelo Fundo Nacional da Solidariedade,
Antes de encerrar a missa, dom Edilson convocou a todos presentes na Igreja, a levantar os ramos e deu a benção final, encerrando a missa solene de Ramos.
Por: Dalva Carvalho – Correspondente Paroquial da catedral