Domingo da Ascensão do Senhor e preparação para Festa do Divino Espírito Santo em Oeiras

Neste domingo, dia 29, às 9h, na Igreja Catedral Nossa Senhora da Vitória, foi celebrada a Solenidade da Ascensão do Senhor e Coroação do Divino. A missa foi presidida pelo Pe. Possidônio Barbosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória e concelebrada pelo Pe. Jonh Elves, vigário paroquial.
A Solenidade da Ascensão do Senhor, Jesus, antes de partir para o Pai, ergue as mãos e abençoa os discípulos. Este gesto central marca o envio dos discípulos para anunciar a vitória de Cristo sobre a morte. É o envio que acontece no final de cada Eucaristia, para sermos missionários e a anunciar o perdão de Deus.
Neste ano de 2022 quem acolhe a imagem do Divino em sua residência, é a família Cutrim Nunes, que escolheu como tema “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5,5).
Na parte da noite, às 19 horas,foi celebrada a Missa da Ascensão do Senhor e terceira noite do novenário em preparação para a Festa do Divino Espírito Santo.
A Santa Missa foi presidida por Dom Augusto Rocha, bispo emérito da Diocese de Floriano e concelebrada pelo Pe. Possidônio Barbosa, pároco e pelos vigários paroquiais, Pe. José Francisco, e Pe. Jonh Elves.
Dom Augusto iniciou sua homilia, expressando a felicidade de estarmos reunidos na festa onde percebermos e constatamos que Deus cumpriu em Jesus o seu projeto de nos reunir. Jesus abraçou legalmente tudo o que é humano. O seu convite foi e, continua sendo, para deixarmos o pecado pecado, o que é enganoso, para cultivar a verdade que brota do coração de Deus pelo Espírito Santo. E com o próprio Jesus seguir os seus ensinamentos. O Espírito Santo será enviado para nos transmitir toda verdade, pois o mundo está aderindo muito mais à mentira, à falsidade, àquilo que hoje chamamos de “fake news”. E exortou os fiéis perguntando: “Será que o mundo está encantado com as propostas que nos deixam à beira do abismo”?
Concluiu dizendo que viver em um mundo no qual vale em primeiro lugar o que penso, o que eu quero, terminamos correndo o risco de deixarmos de lado tudo que Jesus deixou-nos: as suas atitudes, o seu exemplo, que encontramos no evangelho.
Nesta missa foi realizado o sorteio da nova residência que vai acolher a imagem do Divino, durante todo o ano de 2023, fazendo do seu lar um Santuário que hospedará o amor de Deus que foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. O sorteado foi José Otto Gomes de Freitas, neto da professora Aldene Sá e o  novo santuário será na rua Dr. José Sérvio, no Centro de Oeiras.
Após a benção final Dom Augusto, se dirigiu ao adro da igreja, onde autografou o livro “Vida e Missão”, que retrata toda a sua caminhada sacerdotal e episcopal.

Texto: Dalva Carvalho