Desde a última segunda-feira, 25, o nosso bispo dom Juarez realiza visita pastoral missionária na Paróquia Santa Inácio de Loyola, municípios de Santo Inácio e Floresta do Piauí. Conforme explicou o próprio bispo, a visita acontece há cada cinco anos e tem como finalidade preparar uma outra visita, a chamada visita “ad limina”, feita por cada bispo ao Santo Padre o Papa Francisco. Além disso, é um momento forte de comunhão entre o bispo com os padres, religiosas e, principlamente, o povo de Deus.
O dia de hoje, 29, dom Juarez dedicou às escolas e ao Hospital. Acompanhado por sua comitiva missionária composta pelas Irmãs Teresinha e Consolação, seminarista Chagas Martins e pelo casal Anchieta e Valdete, o pároco Pe. Joaquim e o prefeito Auro, dom Juarez se reuniu no início da manhã com os conselhos econômico e de pastorais. Na ocassião, a Ir. Consolação apresentou as propostas de ação da Diocese para o triênio 2012-2014. O casal Anchieta e Valdete destacou o Ano da Família que acontecerá em toda Diocese durante o ano de 2014. A Ir. Teresinha apresentou as diretrízes econômicas da Diocese e o estatuto dos conselhos. A reunião aconteceu na Igreja Matriz de Santo Inácio, às 9h00.
No final da manhã, a comitiva visou a Escola Raimunda Alves em Santo Inácio do Piauí. Os alunos acolheram o bispo com sua comitiva que também foi abraçada pela diretora da Escola, pela supervisora, pelo secretário de educação e pelo prefeito municipal Auro, que acompanhou o bispo durante a visita. Dom Juarez cantou, rezou e abençoou as crianças. Na Creche Tia Laura, um grupo de crianças acompanhadas por professores e funcionários aguaradavam o bispo. Dom Juarez brincou, rezou e abençoou a todos.
A parte da tarde ficou reservada para o hospital e posto de saúde da cidade. Os funcionários acolheram e se confraternizaram com o bispo. O prefeito Auro paresentou uma breve história do Hospital e os trabalhos realizados na área da educação e saúde. A enfermeira Erlane apresentou os projetos em funcionamento na área da saúde. Dom Juarez manifestou a alegria pelo bom trabalho realizado por todos, principalmente essa parceria entre instituições civis e Igreja. “Fico feliz quando vocês dizem o Pe. Joaquim é nosso parceiro”, disse o bispo referindo ao padre da Paróquia. Muitas solicitações foram feitas por parte da comunidade. Destaque para a atenção aos jovens. Dom Juarez respondeu afirmando que é possível com a participação de todos, principalmente das famílias.