Com alegria e esperança estamos vivenciando, na Área Pastoral São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Fidalgo, a graça da Visita Pastoral Missionária, realizada pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Juarez Sousa da Silva e, rezamos com o Salmista: “Bendito aquele que vem em nome do Senhor!” (Sl 118,26).
Sabendo que “Todo dom precioso e qualquer dádiva perfeita vêm do alto, desce do Pai das luzes” (Tg 1,17), queremos compartilhar, com todos, as maravilhas de Deus nas celebrações, orações, visitas, encontros, diálogos e contato pessoal.
Iniciamos no domingo, dia 19, com a missa de abertura, às 19h, na Igreja Matriz. Cheio de alegria, Dom Juarez apresentou a proposta da semana e os colaboradores que, em cada dia, passarão para integrar a equipe nos trabalhos e iniciativas da programação. A comunidade respondeu com um gesto, muito simples, de acolhida e envio: a unção dos pés, das mãos e da fronte.
A Visita seguirá até o sábado, dia 25 de outubro.
A missa, pela manhã do dia 20 de outubro, abriu a programação da Visita, iluminando os pés e o caminho, para os encontros do dia.
Os professores da rede municipal e estadual foram os primeiros visitados. Num encontro animado pela partilha das dificuldades, dos desafios, das alegrias e das esperanças. A família foi o ponto central do diálogo. Em meio às inúmeras questões suscitadas pela conversa, a Palavra de Deus que acompanha a Visita (2 Tm 1,6-9a), indicou o novo que pode roteirizar o caminho de mudança, seja das ações, das iniciativas e das práticas educacionais e, também evangelizadoras. Os três pontos da Palavra de Deus, enfatizados pelo bispo foram: “Reaviva o Dom de Deus que há em ti”; “Não tenha medo de dar testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo” e “Participe do meu sofrimento por causa do Evangelho”.
Com esse mesmo Espírito, aconteceu a visita aos enfermos, em suas residências, o almoço numa das famílias da comunidade, a visita em duas comunidades rurais e, por fim, a Avenida das Recordações; momento sublime de reconhecimento e gratidão pelas pessoas que fizeram e fazem o bem na cidade e na comunidade.
Entendemos que, cada dia desta Visita Pastoral Missionária, trará inúmeras boas novas que, somente os corações poderão contar e recontar com detalhes de sentimentos e emoções que torna viva a Alegria do Evangelho.
Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos




