Dom Juarez ordena dois novos diáconos para a Igreja de Cristo

Compartilhe:

Aconteceu na manhã deste domingo (11) a ordenação de dois novos diáconos para trabalharem junto ao povo de Deus, nesta Igreja particular de Oeiras. Os seminaristas Francisco das Chagas e Luzeilson Pereira já concluíram seus estudos no ICESPI –Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí, e agora ordenados diáconos iniciam um trabalho missionário na diocese de Oeiras. Entre outras atribuições em nível diocesano, Francisco das Chagas acompanhará a Pastoral Diocesana da Juventude, e Luzeilson Pereira a Pastoral Diocesana da Comunicação. A celebração eucarística aconteceu na catedral de Nossa Senhora da Vitória, às 08h, foi presidida por Dom Juarez, bispo diocesano, e co-celebrada por uma representação significativa do clero diocesano e de outras dioceses.

Dom Juarez em sua homilia destacou a importância da missão diante dos desafios do mundo insensível aos apelos do irmão que sofre. Fez também menção a figura do bom pastor, que zela pelo rebanho, cuida com carinho e faz tudo para não deixar perder-se. Motivou com suas sábias palavras os dois seminaristas, Francisco e Luzeilson, a seguirem o discipulado de Jesus, como verdadeiros discípulos do Reino.

A Igreja Católica possui o primeiro grau do Sacramento da Ordem, o Diaconato, sendo ordenado não para o sacerdócio, mas para o serviço da caridade, da proclamação da Palavra de Deus e da liturgia.  Na Igreja Católica Romana, os diáconos podem ser de duas naturezas: uma transitória e outra permanente. Há os diáconos em grau permanente que podem ser homens solteiros, casados ou viúvos. A ordenação no diaconato paralisa o estado dos solteiros e viúvos, de modo que estes após o sacramento não podem mais se casar, devendo permanecer celibatários. Os poderes de um diácono são: ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio, dar bênçãos diversas, benção do santíssimo sacramento, fazer a celebração da palavra, distribuir a sagrada comunhão e fazer pregações.

O evento religioso foi bastante participativo, com diversas representações clericais, religiosas, das comunidades e paróquias que fazem parte da diocese de Oeiras e de outras comunidades como Picos e Teresina, dos familiares dos dois diáconos e do povo de Deus presente na Igreja Catedral. Logo após a missa os fieis participantes dirigiram-se ao Centro Diocesano Frei Jordão, onde aconteceu o almoço de confraternização.

 

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts