Dom Juarez irá compor Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB

Compartilhe:

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeu os novos membros que irão compor a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, que atualmente é presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Antonio Brustolin, eleito na 60ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em abril. 

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética 

A Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem a missão de animar, acompanhar, promover e orientar a caminhada Bíblico-Catequética no país. 

Ela atua para promover tudo o que está ligado à evangelização no âmbito da difusão da Palavra de Deus e no campo do aprimoramento e do aprofundamento na busca de caminhos para a vida catequética em tempos culturais agitados e em processo de mudança tão grande. 

Conheça os novos membros da Comissão

Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza (à direita na foto) – foi nomeado bispo auxiliar de Vitória, no Espírito Santo, pelo Papa Francisco, no dia 22 de dezembro de 2021. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2022. É formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte, Minas Gerais, e em Teologia, pelo Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória, Espírito Santo. 

Dentre as funções que já exerceu, atuou como coordenador diocesano de pastoral na diocese de Cachoeiro de Itapemerim, de 2016 a 2021; já foi assessor diocesano da Iniciação à Vida Cristã, de 2019 a 2021; fora membro do Conselho de Formadores, responsável pela Formação Pastoral do Seminário Maior, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores. 

Nos regionais Leste 2 e 3 assumiu alguns serviços, tais como: representante dos Coordenadores (Arq)Diocesanos de Pastoral do regional Leste 2 (2017 – até junho 2021), assessor teológico e de formação permanente dos dois regionais e assessor teológico da iniciação à vida cristã do regional Leste 3. Em maio de 2023, dom Andherson foi eleito secretário do regional Leste 3.

Dom Juarez de Souza da Silva (ao centro na foto) – Nasceu no Piauí no dia 30 de junho de 1961. Fez bacharelado em Filosofia e Teologia no seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina (PI); é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma – Itália. 

Sagrou-se bispo em 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras (PI), onde exerceu seu ministério episcopal, até ser transferido para a diocese de Parnaíba (PI), como bispo coadjutor. No dia 6 de janeiro de 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo coadjutor da diocese de Parnaíba (PI). Em 24 de agosto de 2016, dom Juarez foi nomeado bispo diocesano de Parnaíba, no Piauí. Já no dia 4 de janeiro de 2023 foi nomeado arcebispo de Teresina (PI). 

Dom Juarez já foi membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispo referencial da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), no período de 2016 a 2019. Atualmente é presidente do regional Nordeste 4 da CNBB e bispo referencial da Catequese no regional. 

FONTE: https://cnbbne4.org.br/dom-juarez-ira-compor-comissao-episcopal-para-a-animacao-biblico-catequetica-da-cnbb/

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts