Iniciou-se terça- feira, 20/05/2014, a Visita Pastoral Missionária de Dom Juarez Sousa da Silva e equipe formada por Ir. Nora, Ir. Terezinha, Claudio Fernandes, à Paróquia de Santo Antonio no município de Colônia do Piauí.
A Visita Pastoral Missionária acontece a cada 05 anos e tem como objetivo proporcionar aproximação do bispo com o povo de Deus, escutando e conhecendo melhor aqueles(as) que o Supremo Pastor confiou ao seu pastoreio, exortando-os a reavivar o dom de Deus que há em cada um.
Dom Juarez e equipe foram recepcionados pelos representantes de pastorais, alunos das escolas Elizeu Barroso e monteiro lobato. Em seguida Do Juarez reuniu-se com os coordenadores de Pastorais. Prosseguindo com VPM, Dom Juarez foi ao colégio Dom Expedito Lopes, onde foi recebido pelo corpo docente e discente com muita alegria. Na oportunidade, lembrou da passagem bíblica onde Jesus crescia em estatura (físico-social), sabedoria (intelectual) e graça (espiritual diante de Deus e das pessoas), exortando-os a seguirem o exemplo de Jesus Cristo.
Em seguida, a equipe visitou o grupo de idosos Lourenço Damião onde foram contemplados com a apresentação da leseira. Logo após visitaram a Escola Dr. José Gusmão. O primeiro dia da VPM encerrou-se com a Celebração Eucarística, seguida de uma reunião com os ministros da Eucaristia e Catequese.
No segundo dia, Dom Juarez e equipe reuniram-se com o grupo de oração Sagrado Coração de Jesus. Em seguida dirigiram-se à Câmara Municipal de Colônia, onde foram recepcionados pelo Prefeito Municipal Sr. Selindo Carneiro, presidente da Câmara Sr. Raimundo Neto, Vereadores/as e Secretário/as. Na ocasião, Dom Juarez fez uma breve reflexão e pediu falassem dos desafios que encontram na gestão onde ressaltaram a seca, a migração forçada dos jovens, devastação do município pela retirada de madeira para as carvoarias, a preservação da família, trabalho que deve ser feito com a Igreja, governo e sociedade e a agricultura familiar que deve ser preservada. Chegando a conclusão que todos devem se unir em prol do bem comum.
Visitou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a tarde as Escolas Monteiro Lobato, Escola Mãe Laura, Escola Dom Expedito Lopes período vespertino, Escola Dr. José Gusmão no turno da noite.