Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras, presidiu neste domingo, 24 de maio, solenidade da Ascensão do Senhor na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, transmitida pelas mídias sociais da diocese e paróquia da Vitória, na missa das 19h. Hoje, a Igreja recorda o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é: “Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida se faz história”. Com a celebração deste domingo, tem início a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com o tema: “Gentileza gera gentileza”, inspirado no livro dos Atos dos Apóstolos.
A solenidade da Ascensão do Senhor em Oeiras está associada à tradição do Divino Espírito Santo. Por conta da pandemia do novo coranavírus, este ano as cerimônias acontecem sem a presença de fieis no templo. Este domingo, também conhecido como Coroação do Divino, a imagem secular esteve presente durante a celebração eucarística. Como não teve sorteio, a imagem do Divino permanecerá na família Gama Neiva Santos, patrocinadora da festa, até o próximo ano. Durante toda a semana os devotos acompanharão em casa, pelas mídias sociais e rádios da cidade, a novena e Festa do Divino Espírito Santo (Solenidade de Pentecostes).
Durante a eucaristia, Dom Edilson fez memória também do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, dando ênfase para a importância da Pastoral da Comunicação, bem como aos agentes de comunicação espalhados pela diocese que tem a importante função de utilizarem os meios de comunicação social para anunciar a boa notícia. Fez menção a mensagem do Papa Francisco e ao tema proposto para este dia, que convoca todo batizado a contar e compartilhar histórias construtivas, na edificação de um mundo onde reine a verdade e a paz, olhando para o futuro com esperança e compromisso com a vida.
A Semana de Comunicação da Diocese de Oeiras aconteceu de 18 a 24 de maio, com uma programação composta por entrevistas nas rádios locais, live sobre o DMCS e o contexto de Pandemia, leitura orante na ótica da comunicação e celebração eucarística. A missa solene de Pentecostes acontecerá no próximo domingo, 31 de maio, às 09h da manhã, na Igreja Catedral, presidida por Dom Edilson Nobre.