Dom Edilson preside Missa de Ramos na Igreja Catedral

O bispo de Oeiras, dom Edilson Soares Nobre presidiu na manhã de domingo, 09 de abril, a Missa de Ramos na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória. A distribuição dos ramos aconteceu logo cedo na Igreja da Conceição, onde foram bentos pelo bispo. Em seguida os fieis participaram da procissão até a Igreja Catedral, onde aconteceu a celebração solene de Ramos. Os católicos traziam nas mãos ramos de carnaúba, planta nativa da região, acenando de forma alegre e festiva.

A procissão de Ramos é uma alusão à entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho e aclamado como rei pelo povo, que com ramos de oliveira cantavam ‘Hosana ao filho de Davi’. Em Oeiras essa tradição é secular, a cada ano a procissão tem mais participação popular que a exemplo do povo daquela época, também acenavam seus ramos aclamando Jesus em seus corações.

Em sua homilia, dom Edilson enfatizou o aspecto humano de cada um que carrega dentro de si o bem e o mal. Ao refletir sobre a narrativa da paixão e morte do Senhor, o bispo exortou os fieis a participarem integralmente da Semana Santa, para no domingo da ressurreição celebrar verdadeiramente a Páscoa de Jesus.

A santa missa foi concelebrada pelo Pe. Possidônio Barbosa, Administrador da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, bem como pelo vigário paroquial, o Pe. José Francisco. A celebração foi animada pelo coral madrigal e bandolins de Oeiras.

Com a solenidade de Ramos, teve início oficialmente a Semana Santa em todo o mundo para os católicos. Em Oeiras durante toda a semana acontecerão diversas cerimônias religiosas, como missas, procissões, vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento.