Dom Edilson Nobre realiza Visita Pastoral Missionária à Paróquia São José em Bela Vista do Piauí – PI

Compartilhe:

Dos dias 08 a 11 de junho de 2023, realizou a Visita Pastoral Missionária (VPM) na Paróquia São José de Bela Vista do Piauí, com o tema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32s), na qual Dom Edilson Soares Nobre, Bispo de Oeiras, nesses quatro dias de programação, vivenciou de forma intensa com os diversos grupos, pastorais e a comunidade paroquial.

A Visita pastoral ou canônica é uma obrigação imposta aos bispos pelo Código de Direito Canônico (Cân. 396, § 1) de visitar toda a diocese, ao menos cada cinco anos, por si ou, em caso de necessidade, por bispo coadjutor ou auxiliar, ou por um presbítero. É o encontro do bispo com as suas ovelhas, para promover o bem da comunidade eclesial.

Estas Visitas Pastorais assumem uma função muito importante para a ação evangelizadora que é missão do Bispo Diocesano, e constituem oportunidades excelentes para criar laços, estabelecer contatos, detectar problemas, procurar soluções. Constituem verdadeiras e oportunas ocasiões de encontro, de diálogo, de celebração, de proximidade entre o pastor e os fiéis cristãos, de destruição de muros humanos (tão frequentes!) e de construção eclesial.

 

Acolhida e Abertura da Visita PastoralNa tarde da quinta-feira de Corpus Christi (08/06) às 15h50 no pátio da Igreja Matriz de São José, os fieis recepcionaram o Bispo Diocesano Dom Edilson e sua comitiva, os seminaristas Flávio e Marcos e o Leonardo Ferreira, com música de acolhida, mensagem e muita alegria para vivenciar essa Visita Pastoral com amor, intensidade e gratidão. O primeiro dia de visita foi continuado com a Celebração da Missa de Corpus Christi às 16h na matriz, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edilson, primeira vez que celebra essa solenidade fora da sede diocesana, seguida da Procissão pelas ruas da cidade, encerrando o primeiro dia de visita com a reunião com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) às 20h no mesmo local da celebração eucarística.

 

2º Dia de Visita Pastoral

Na sexta-feira, 09 de junho, às 7h da manhã iniciou a programação com as Laudes, na Igreja Matriz, reuniu-se para esse momento de oração, na ocasião resou-se as essa oração da igreja na memória de São José de Anchieta.

Mais Tarde, às 8h30 Dom Edilson Nobre realizou a averiguação situacional da paróquia, juntamente com o Padre José Francisco Sousa, na Secretaria Paroquial.

Ás 10h o Bispo Diocesano reuniu-se na Matriz com o Conselho de Assuntos Econômico e Administrativo Paroquial (CAEAP), um momento de estudo do regimento do referido conselho, as atribuições destinadas a este organismo paroquial.

Ás 16h Dom Edilson realizou a primeira visita aos setores missionários rurais da paróquia, com a Celebração Eucarística no Setor São Tiago, comunidade Várzea do Peador e às 19h celebrou a Santa Missa no setor São Brás, comunidade Baixa do Juá, momentos estes de aproximação maior com os missionários da paróquia, que vivem nas comunidades rurais, levando a eucaristia e o abraço fraterno, na qual ambas as comunidades pela primeira vez tiveram a honra em receber o Bispo Diocesano.

 

3º Dia da Visita Pastoral Missionária
 
Assim como no dia anterior, a programação começou logo cedo no sábado, 10 de junho, com as Laudes na matriz às 7h da manhã, seguido do café comunitário às 7h30, no ádrio da Igreja, foi um momento de oração e partilha com os fiéis da comunidade que rezaram juntos, partilharam a palavra de Deus e pão como nos pede o próprio Jesus.
Seguindo a programação, foi uma manhã de encontros, na qual às 8h30 Dom Edilson encontrou-se com as crianças e adolescentes e às 10h com os jovens da Paróquia, momento de catequese, animação pastoral e oração com a Palavra de Deus. Com as crianças o encontro voltou-se para uma reflexão sobre o que guardamos em nosso coração, de forma dinâmica, com estudo da palavra que narra sobre os discípulos de Emaús, refletindo o tema “Coração ardente pés a caminho” (Lc 24, 32s). No momento com os jovens foi realizado a oração inicial e um momento musical com os jovens Maria Eduarda, Mateus e Íris, ao som do ukulele cantaram a música de Padre Zezinho Nova Geração. Foi realizado também uma catequese sobre a Santa Missa com uma dinâmica de montagem de um cartaz com as partes da missa, na ordem correta, realizado pelos jovens presentes no encontro.
Na parte da tarde, a partir das 15h Dom Edilson juntamente com o Padre Sousa e o Ministro Extraordinário da Santa Comunhão Adoilson Sousa realizaram visitas a alguns enfermos da sede da paróquia, levando a Eucaristia e a Unção dos Enfermos. Encerrando o dia de programação, às 19h realizou a Santa Missa com o Sacramento da Crisma na Igreja da Imaculada Conceição no Povoado Patos, onde dezesseis (16) adolescentes e jovens receberam o sacramento, jovens estes do setor Nossa Senhora da Conceição, Povoado Patos, São Sebastião, comunidade Poção de Cima, São Brás de Baixa do Juá e Nossa Senhora de Fátima da comunidade Caraíbas.
4º Dia de Visita Pastoral 
 
O último dia de Visita Pastoral iniciou a programação com a Santa Missa na Matriz, às 8h da manhã, presidida por Dom Edilson Nobre, na última missa da Visita Pastoral Missionária, celebração do 10º domingo do tempo comum. A comunidade fez os agradecimentos ao Pastor Diocesano e o presenteou com uma cesta de alimentos produzidos na comunidade.
A continuidade da programação foi com a Assembleia Extraordinária de Pastorais, realizada das 8h30 às 12h na Câmara Municipal de Vereadores, onde participou os representantes dos grupos, pastorais e movimentos da sede da paróquia e dos Setores Missionários Rurais da Paróquia, onde foi realizado uma reflexão sobre o que é a diocese e a paróquia e suas respectivas obrigações, funções missionárias, pastorais e financeiras. Encerrou-se a visita com o almoço comunitário realizado no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

Fonte: Pascom da Paróquia São José de Bela Vista do Piauí

Fotos: Adoilson Sousa// Karoliny Fialho// Deuzielton Coelho// Ataíse Rodrigues// Evaldo// Leonardo Ferreira

Texto: Adoilson Sousa

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

A ESPERANÇA NÃO DECEPCIONA

Esperança não é uma coisa tão fácil, por isso, precisa ser decidida, antes, no coração, como fonte, objetivo e meta. Esperar não é um ato