Dom Edilson Nobre realiza ordenação sacerdotal do Diácono Wellington Rodrigues em Conceição do Canindé

Compartilhe:

 

Realizou-se no sábado, 29/05/2021, no adro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, município de Conceição do Canindé, a Celebração Eucarística de Ordenação Sacerdotal do Diácono Wellington Rodrigues da Silva. O bispo da diocese de Oeiras, dom Edilson Nobre, presidiu a Celebração Eucarística que foi concelebrada pelos padres das Dioceses de Oeiras,  Picos, Parnaíba e arquidiocese de Teresina.  Na assembleia, seguindo os protocolos de saúde, presentes seminaristas, religiosas, familiares e amigos do candidato ao presbiterato.

Em sua mensagem, Dom Edilson Nobre exortou o diácono Wellington a “exercer, em Cristo, o múnus de santificar. Pelo vosso ministério se realiza plenamente o sacrifício espiritual dos fiéis, unido ao sacrifício de Cristo, que, juntamente com eles, é oferecido pelas vossas mãos sobre o altar, de modo sacramental, na celebração dos santos mistérios. Tomai, pois, consciência do que fazeis, imitai o que realizais. Celebrando o mistério da morte e da ressurreição do Senhor, esforçai- -vos por fazer morrer em vós todo o mal e por caminhar na vida nova. Ao fazer entrar os homens no povo de Deus pelo Batismo, ao perdoar os pecados em nome de Cristo e da Igreja no sacramento da Penitência, ao aliviar os enfermos com o óleo santo, ao celebrar os ritos sagrados, ao oferecer, nas horas do dia, o louvor com ações de graças e súplicas, não só pelo povo de Deus, mas também por todo o mundo, lembrai-vos de que fostes assumidos de entre os homens e postos ao serviço dos homens nas coisas que são de Deus. Realizai, pois, com verdadeira caridade e alegria constante, o ministério de Cristo Sacerdote, não procurando os vossos interesses, mas sim os de Jesus Cristo, ressaltou Dom Edilson Nobre.

Logo após, realizou-se o rito de ordenação, no qual, o diácono Wellington Rodrigues da Silva, publicamente promete obediência ao bispo e também aos que, porventura, vierem sucedê-lo. Em seguida num gesto de humildade e desprendimento, prostrou-se ao chão permanecendo nesta posição enquanto se cantava a ladainha de todos os santos. Então, de joelhos, recebe o gesto principal da ordenação sacerdotal, isto é, a imposição das mãos do bispo diocesano e dos padres presentes. De acordo com o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.

Nos últimos meses, o Diácono Wellington Rodrigues, vivenciou seu estágio diaconal na paróquia Sagrada Família (Oeiras), onde a partir de agora, com sua ordenação presbiteral, permanece como Vigário Paroquial, de acordo com a designação do bispo.

Antes da benção final, alguns grupos e representações saudaram o neo sacerdote. Como também o Padre Juvenal Soares, representante do clero de Oeiras, deu as boas-vindas ao novo sacerdote da Diocese de Oeiras.

Por fim, o Padre Wellington Rodrigues proferiu algumas palavras: Num tempo tão difícil como este que vivemos, onde tantas pessoas sofrem, onde tantas famílias choram, é impossível o sacerdote de Cristo não se condoer, não se comover, diante de tanta dor. O Padre precisa estar junto! Mesmo que sejam em pequenas atitudes! É verdade que ele não será o salvador da pátria. Mas o padre deve ser sinal de Deus entre irmãos e irmãs. É preciso anunciar a Palavra que conforta os corações abatidos! Porque os perigos deste mundo existem, mas jamais poderão suprimir, destruir a força do Evangelho. Por isso, irmãos e irmãs, rezem por mim para que eu cumpra fielmente essa grande missão de ser Padre. O Senhor me escolheu pela sua graça, não porque eu merecesse, mas porque Ele quis que assim o fosse. Mesmo conhecendo as minhas fragilidades e limitações, o Senhor me chamou para ser seu servidor, fiel ao seu amor. Portanto, sem Ele eu nada seria. Deus colocou pessoas em minha vida para direcionar-me no caminho certo. Por isso agradeço a Deus por tudo isto! Agradeço imensamente a Dom Edilson. Como o senhor foi fundamental na minha caminhada vocacional! O senhor é luz em minha vida! É o pai espiritual que podemos contar nos momentos mais difíceis, mas também nos momentos de alegria, de felicidade. Muito obrigado, querido Dom Edilson. Peço uma salva de palmas a este homem de Deus!”

A cerimônia seguiu as orientações da Diocese de Oeiras, do Governo de Estado e da OMS, observando-se o distanciamento, a obrigatoriedade do uso de máscara e o uso de álcool em gel, para evitar a disseminação da covid-19.

Centenas de fieis assistiram à Celebração de Ordenação através das mídias sociais da Paroquia.

 

Fotos: Leonardo Ferreira

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts