Dom Edilson Nobre realiza Ordenação Diaconal do seminarista Wellington Rodrigues da Silva

Compartilhe:

Realizou-se na noite do sábado, 12/12/2020, as 19:00h, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, a Ordenação Diaconal do seminarista Wellington Rodrigues da Silva.

A celebração Eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre,  concelebrada pelos   sacerdotes das dioceses: de Oeiras, Picos e da arquidiocese de Teresina, diáconos  e seminaristas. Na assembleia, devido a pandemia, somente a quantidade de pessoas  estabelecida pelos órgão competentes. A cerimônia foi prestigiada através da redes sociais.

Na homilia, dom Edilson Nobre destacou que “os diáconos, fortalecidos com os dons do Espírito Santo, têm por
missão ajudar o Bispo e o seu presbitério no serviço da palavra, do altar e da caridade, mostrando-se como servos de todos. Ministros do altar, proclamam o Evangelho, preparam o sacrifício e distribuem aos fiéis o Corpo e o Sangue do Senhor”.

O diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem da igreja católica para o serviço da caridade, da proclamação da Palavra de Deus e da liturgia. Os diáconos podem ministrar os sacramentos do batismo e do matrimônio, dar bênçãos diversas, benção do santíssimo sacramento, fazer a celebração da palavra, distribuir a sagrada comunhão e fazer pregações.

O neo diácono Wellington Rodrigues agradeceu a todos que contribuíram na sua formação e disse: “o lema da minha ordenação diaconal é este: “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27). Meus irmãos e minhas irmãs, fui designado pelo Senhor a exercer uma bela missão: a missão de servir. O diácono é chamado a se colocar como Jesus, isto é, a ofertar sua vida pelos seus. Doar-se inteiramente para que outros tenham vida, para que façam uma experiência de uma vida nova. Por isso, o serviço que o diácono exerce nas celebrações litúrgicas junto ao seu Bispo, implica uma atitude de saída ao encontro do outro, como bem nos exorta o nosso querido papa Francisco. Trata-se do encontro, sobretudo, com aqueles que se encontram em vulnerabilidade social e espiritual. É o encontro com aqueles que carecem de pão material, mas também do pão que vem do céu. O Senhor me escolheu pela sua graça, não porque eu merecesse, mas porque Ele quis que assim o fosse. Mesmo conhecendo as minhas fragilidades e limitações, o Senhor me chamou para ser seu servidor, fiel ao seu amor. Portanto, sem Ele eu nada seria. Desta forma, bendigo a Deus como a Virgem Maria: “O Senhor fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome.”

Wellington Rodrigues da Silva é seminarista da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (município de Conceição do Canindé-PI), nesta diocese de Oeiras. Nasceu no dia 11 de setembro do ano de 1995, em Diadema, São Paulo. Filho de João Bosco da Silva e Hilda Rodrigues Pinheiro e foi educado na fé católica por sua avó Júlia Paulina. Concluiu o Ensino Fundamental na Unidade Escolar Celestino Filho, no município de Conceição do Canindé-PI. Ingressou no Seminário Discipulado São Paulo Apóstolo, em Oeiras, no dia 04 de fevereiro do ano de 2013. Neste mesmo ano, ele concluiu o Ensino Médio na escola Cemti Desembargador Pedro Sá, em Oeiras. Após concluir o Ensino Médio,  ingressou no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus no ano de 2014, em Teresina. Licenciou-se em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí-ICESPI, quando ainda vivenciava o seu processo formativo na casa de Filosofia “Dom Edilberto Dinkelborg”. Neste ano de 2020, Wellington concluiu o curso de Teologia e no dia 12 de dezembro, foi ordenado Diácono Transitório da Santa Mãe Igreja pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Edilson Soares Nobre.

O Diácono Wellington Rodrigues vai realizar seu estágio pastoral na paróquia Sagrada Família, em Oeiras – PI.

A Celebração Eucarística  seguiu todos os protocolos exigidos pela organização mundial de saúde, no sentido de  evitar a proliferação da covid 19.

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts