O bispo de Oeiras, Dom Edilson Nobre, presidiu nesta sexta-feira, 11/08/2018, a solenidade festiva da Dedicação da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória. A celebração eucarística teve início às 19h, com a participação do clero diocesano, religiosas, representações das diversas paróquias e devotos da Virgem da Vitória, que lotaram todo o adro da Igreja Catedral.
Em 15 de agosto de 2007, Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, esteve em Oeiras a convite do então bispo diocesano, Dom Augusto Alves da Rocha, para a cerimônia de consagração da Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória. A solenidade da Dedicação da Igreja Catedral é rememorada no dia 10 de agosto, dentro do festejo da Padroeira de Oeiras e do Piauí.
Em sua homilia, Dom Edilson destacou que “a ocasião é oportuna para refletirmos sobre o nosso ser Igreja e sobre os desafios que o mundo de hoje nos apresenta. Somos cientes de que como Igreja temos a missão de evangelizar, de anunciar Cristo ao mundo e propor o Reino que Cristo instaurou para que se consolidem a justiça, a paz, a fraternidade, a solidariedade, a unidade, e experiência do amor nas relações com Deus e com o próximo, não obstante o pluralismo e a diversidade que são óbvios aos nossos olhos em nosso dia a dia”,pontuou.
Ao término da santa missa, o bispo acompanhado do clero diocesano, participou de momento de confraternização na Praça das Vitórias, espaço que vem sendo utilizado desde o dia 05 de agosto para a Quermesse da Vitória, momento social e de convivência fraterna.