Dom Edilson Nobre preside Solenidade da Imaculada Conceição em Oeiras

O bispo diocesano, Dom Edilson Soares Nobre, presidiu nesta manhã, 08, a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria em Oeiras. A celebração eucarística teve início às 09h, concelebrada pelo Pe. Possidônio Barbosa, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Vitória e Vigário Geral, bem como por demais representações do clero diocesano. Dentro da celebração os seminaristas John Elves Ferreira e Welson Barbosa, receberam o Ministério do Acolitato.
Em sua homilia, Dom Edilson Nobre fez alusão ao Dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria, esclarecendo aos fieis essa verdade de fé, proclamada pelo Papa Pio IX em 1854. Ao refletir as leituras propostas pela liturgia do dia, exortou os católicos a serem bons cristãos na sociedade e na Igreja, como sinal da presença do reino de Deus no mundo.
A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula “Ineffabilis Deus” em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como “cheia de graça“), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
Após a homilia, os seminaristas Welson Barbosa e John Elvis Ferreira, participaram da cerimônia presidida por Dom Edilson, onde receberam o Ministério de Acólito. O Acolitato é um ministério dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro da eucaristia de modo mais permanente na diocese. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral.
O festejo da Imaculada Conceição em Oeiras (Paróquia Nossa Senhora da Vitória) teve início no dia 28 de novembro com uma programação composta por missas novenas, momentos de oração e quermesse. Encerrando neste dia 08, com missa solene e procissão com as imagens de Nossa Senhora e São José que percorreram as ruas do centro histórico, acompanhada por centenas de devotos. São mais de 200 anos que o povo de Oeiras celebra com muito fervor a Imaculada Conceição.