Dom Edilson Soares Nobre, bispo de Oeiras-PI, presidiu na noite deste sábado, 11 de abril de 2020, a solene vigília pascal na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, com anúncio da páscoa e renovação das promessas batismais. Neste ano, devido a pandemia do novo Coronavírus e seguindo as medidas sanitárias, a cerimônia aconteceu sem a presença dos fiéis e de forma reduzida, transmitida pelas mídias sociais da paróquia catedral e da diocese, bem como pelas rádios da cidade. Foram concelebrantes o Pe. Possidônio Barbosa Júnior, pároco da catedral e vigário geral da diocese, e o Pe. Jonh Elves, auxiliados pelo seminarista Abraão Carvalho.
A Liturgia da Vigília Pascal é riquíssima e divide-se em quatro partes: A Liturgia da Luz, durante a qual se acende o Círio Pascal, que simboliza o Cristo morto e ressuscitado; a Liturgia da Palavra, com leituras de trechos do Antigo Testamento, intercalados de salmos e orações, através dos quais a Igreja medita sobre os atos poderosos de Deus na história da salvação; a Liturgia Batismal, recorda-se que desde os primeiros séculos da Igreja, o Batismo esteve sempre intimamente ligado à Páscoa; e a Liturgia Eucarística, onde o cristão está sacramentalmente reunido a Cristo vivo e ressuscitado, participando da Páscoa do Senhor.
Os altares da Igreja Catedral estavam todos decorados com flores, velas, toalhas e castiçais de prata que fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra. No momento do Glória, entoou-se um canto glorificando a Deus, e nesse momento os sinos da velha igreja, sinetas, campainhas e instrumentos voltaram a tocar, anunciando que Jesus Ressuscitou. Momento de muita alegria compartilhado pelos fiéis que acompanharam em família, através dos meios de comunicação.
Em sua homilia, o bispo dom Edilson, animou os fiéis que acompanhavam de casa a vigília pascal, a celebrarem a páscoa com alegria e esperança, sendo testemunhas do ressuscitado no cotidiano, na família e em todos os lugares. Levando aos irmãos e irmãs, a alegria que vem do Senhor, com o coração sempre aberto para acolher e perdoar, pois a Páscoa é a vitória do amor. Disse ainda que é preciso união para vencermos o mal do coronavírus que vem provocando medo e morte no mundo, compreendendo que não estamos sozinhos, Jesus ressuscitado caminha conosco.
A programação da Semana Santa de Oeiras encerra-se neste Domingo da Ressurreição, 12 de abril, com celebração eucarística na Igreja Catedral, às 08h da manhã, presidida por Dom Edilson Soares Nobre.