Dom Edilson Nobre preside Solene Vigília Pascal na Igreja Catedral

Compartilhe:

Dom Edilson Soares Nobre, bispo de Oeiras-PI, presidiu na noite deste sábado, 11 de abril de 2020, a solene vigília pascal na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória, com anúncio da páscoa e renovação das promessas batismais. Neste ano, devido a pandemia do novo Coronavírus e seguindo as medidas sanitárias, a cerimônia aconteceu sem a presença dos fiéis e de forma reduzida, transmitida pelas mídias sociais da paróquia catedral e da diocese, bem como pelas rádios da cidade. Foram concelebrantes o Pe. Possidônio Barbosa Júnior, pároco da catedral e vigário geral da diocese, e o Pe. Jonh Elves, auxiliados pelo seminarista Abraão Carvalho.

A Liturgia da Vigília Pascal é riquíssima e divide-se em quatro partes: A Liturgia da Luz, durante a qual se acende o Círio Pascal, que simboliza o Cristo morto e ressuscitado; a Liturgia da Palavra, com leituras de trechos do Antigo Testamento, intercalados de salmos e orações, através dos quais a Igreja medita sobre os atos poderosos de Deus na história da salvação; a Liturgia Batismal, recorda-se que desde os primeiros séculos da Igreja, o Batismo esteve sempre intimamente ligado à Páscoa; e a Liturgia Eucarística, onde o cristão está sacramentalmente reunido a Cristo vivo e ressuscitado, participando da Páscoa do Senhor.

Os altares da Igreja Catedral estavam todos decorados com flores, velas, toalhas e castiçais de prata que fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra. No momento do Glória, entoou-se um canto glorificando a Deus, e nesse momento os sinos da velha igreja, sinetas, campainhas e instrumentos voltaram a tocar, anunciando que Jesus Ressuscitou. Momento de muita alegria compartilhado pelos fiéis que acompanharam em família, através dos meios de comunicação.

Em sua homilia, o bispo dom Edilson, animou os fiéis que acompanhavam de casa a vigília pascal, a celebrarem a páscoa com alegria e esperança, sendo testemunhas do ressuscitado no cotidiano, na família e em todos os lugares. Levando aos irmãos e irmãs, a alegria que vem do Senhor, com o coração sempre aberto para acolher e perdoar, pois a Páscoa é a vitória do amor. Disse ainda que é preciso união para vencermos o mal do coronavírus que vem provocando medo e morte no mundo, compreendendo que não estamos sozinhos, Jesus ressuscitado caminha conosco.

A programação da Semana Santa de Oeiras encerra-se neste Domingo da Ressurreição, 12 de abril, com celebração eucarística na Igreja Catedral, às 08h da manhã, presidida por Dom Edilson Soares Nobre.

 

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

ESCOLHER A MELHOR PARTE

    Todos nós temos uma grande dificuldade de lidar com decisões, escolhas, opções, prioridades. Talvez porque, nem sempre, temos claro o que queremos. Sim!