Dom Edilson Nobre preside a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria em Oeiras

Presidida pelo bispo diocesano, Dom Edilson Nobre, realizou-se nesta manhã, 08/12/19, a Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras. A Celebração Eucarística teve início às 09h, concelebrada pelos Padres: Possidônio Barbosa, José Francisco da Silva e Pe. Jonh Elves, pároco e Vigários Paroquiais, respectivamente, da referida Paróquia. Animados pelo coral madrigal, na assembleia centenas de fiéis participaram com muita fé, devoção e veneração à Mãe Imaculada Conceição.

A Solenidade da Imaculada Conceição é celebrada desde o século XI e está inserida no contexto do Advento-Natal, “unindo a espera messiânica e o retorno glorioso de Cristo com a admirável memória da Mãe”, explica o Missal Romano. Em data de significativa importância, a Igreja faz memória do dogma que afirma a preservação de Maria do pecado original. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854.

Na reflexão, Dom Edilson Nobre fez alusão ao Dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria, esclarecendo aos fieis essa verdade de fé, onde  Maria foi reconhecida uma mulher plena, preservada do pecado original, preparada para conceber em seu ventre o filho de Deus; Ao refletir as leituras propostas pela liturgia do dia, exortou os católicos a serem bons cristãos na sociedade e na Igreja, como sinal da presença do reino de Deus no mundo, lembrando que só conquistaremos a vitória nos deixarmos guiar pela graça de Deus; e exortou os fieis a celebrarem o jubileu de 75 anos da Diocese de Oeiras com muita alegria e fé, guardando as palavras  da carta de São Paulo aos Efésios: “Deus nos abençoou, Deus nos escolheu, Deus nos predestinou  para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus conforme a decisão da sua vontade, para louvor da sua glória e da graça com que nos cumulou no seu bem amado”.

Antes da benção final, Dom Edilson Nobre fez o envio da Imagem de  Nossa Senhora que peregrinará por toda diocese de Oeiras em preparação para Romaria do Terço dos Homens, em maio de 2020.

O festejo da Imaculada Conceição em Oeiras, Paróquia Nossa Senhora da Vitória, teve início no dia 28 de novembro com uma programação composta por missas novenas, oração do Oficio da Imaculada Conceição, oração do Rosário apressado, noite cultural com quermesse.

Encerrando neste dia 08, com missa solene (pela manhã) e procissão (à tarde) com as imagens de Nossa Senhora e São José que percorrem as ruas do centro histórico, acompanhada por centenas de devotos, e em seguida missa de encerramento. São mais de 200 anos que o povo de Oeiras celebra com muito fervor a Imaculada Conceição.