Dom Edilson Nobre celebra Solene Vigília Pascal na Igreja Catedral

Compartilhe:

A Diocese de Oeiras respeitando as normas da OMS, das autoridades de saúde, Vigilância Sanitária e os decretos emitidos pelo Governo do Estado, antecipou o horário da Celebração da Vigília Pascal, tradicionalmente celebrada às 22 horas esse ano foi celebrada às 19h com o rito da bênção do fogo novo no Patamar da Igreja Catedral.

Mantendo o distanciamento e o cuidado com uso do Álcool Gel, os fiéis acompanharam no Patamar a 1ª parte da Celebração. Atentamente D. Edilson fez a preparação do Círio Pascal e abençoou o fogo onde em seguida todos adentrando a Catedral procedeu à celebração. O Anúncio da Páscoa foi cantado seguido pela Liturgia da Palavra onde foram proclamadas 3 Leituras do Antigo Testamento com seus respectivos salmos, e a leitura da Epístola, obedecendo as orientações da CNBB.

Com o Hino do Glória, toda a Igreja exultante proclamou a Vitória de Deus Vivo e vencedor, os sinos da Igreja Catedral repicaram sem parar juntamente com os sinos de prata, as velas acesas e o altar foi coberto com uma linda toalha de linho concluindo assim o momento litúrgico. Essa é a única celebração da Igreja na qual o Hino de Louvor é entoado após as leituras.

A Alegria e emoção tomou conta dos fiéis mais uma vez com a Antífona aleluiática, emudecido desde a Quarta Feira de Cinzas, o Evangelho foi proclamado pelo vigário da Catedral Pe. Jonh Elves.  A Celebração continuou com a bênção da água e a renovação das promessas Batismais e aspersão com água benta em todos os fiéis presentes. A celebração continuou como de costume emocionando a todos os que acompanhavam na Igreja Catedral e nas redes sociais. Ao término da Celebração Pe. Possidonio, Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese de Oeiras, fez um agradecimento ao bispo e a todas as equipes responsáveis pela Semana Santa 2021. Dom Edilson fazendo uso da palavra reiterou os votos e concluiu com a bênção final, vivas ao Cristo Ressuscitado e o Hino Rainha do Céu, alegrai-vos Aleluia.

Por: Matheus Nunes Rêgo

Fotos : Claudio Fernandes

Posts Relacionados

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts