DO PRINCÍPIO AO FIM, A PALAVRA!

Compartilhe:

 

A espiritualidade cristã conserva, no seu depósito, uma relação fundamental com a Palavra: tudo tem sua origem pela Palavra.

No princípio, de acordo com as descrições do Gênesis, é pela Palavra e através dela que Deus cria todas as coisas com o “faça-se” primordial. E a cada “faça-se”, tudo se tornava realidade e Deus via que tudo era bom, porque correspondia à sua Palavra Criadora. “Deus disse: ‘Que exista a luz!’ E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas: à luz Deus chamou “dia”, e às trevas chamou “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: foi o primeiro dia” (Gn 1,3-5)

“Dabar” é o termo hebraico para se referir à Palavra em Ação.

“A essência da palavra Dabar é, perfeitamente, relacionada com a ‘ordem’, trazendo o significado de ‘organização’, de ‘estrutura’, de ‘sucessão’. O universo existente descrito nos textos da Torá é uma sucessão de pronunciamentos ‘verbalização’ estruturada e organizada dentro da criação.” É Deus falando e tudo ganhando existência! “Em uma observação interessante sobre a palavra ‘cosmos’ (do grego ‘Kosmos’) vemos que seu significado literal é ‘ordem’, ‘organização’. Sendo assim, ‘bem ordenado’ ou ‘ornamentado’, também é sinônimo de ‘universo’. A palavra ‘universo’ vem do Latim, cujo sentido é: ‘Uni’ significa: Único e ‘Verso’ significa: Frase Falada: O universo é uma “única frase falada”.

“O Dabar vem, portanto, acompanhado de uma força capaz de criar, de gerar a partir do nada, de entrar em relação com todas as realidades existentes e de transformar o ser”

O Antigo Testamento tem dois grandes ícones ligados à Palavra: Moisés e Elias que, curiosamente, aparecem nas descrições da Transfiguração de Jesus, no Monte Tabor: “Nisso lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com Jesus” (Mt 17,3).

Moisés é o guardião da “Dez Palavras” ou seja, dos Dez mandamentos. Foi escolhido, pelo Senhor, para receber tais palavras, gravadas em pedras e ensiná-las ao Povo de Deus, no deserto, a fim de conservar a memória do Deus presente e conservar-lhe o amor e a obediência: “Moisés convocou todo o Israel e disse: ‘Ouça, Israel, os estatutos e normas que hoje eu proclamo aos seus ouvidos, para que os aprendam e cuidem de praticar: Javé nosso Deus fez uma aliança conosco no Horeb” (Deuteronômio 5,1-2).

Elias é o profeta: o homem da Palavra. É encarregado, pelo próprio Deus, para anunciar seus preceitos, ordens e vontade e, ao mesmo tempo, denunciar os desvios e as conseqüentes punições aos recalcitrantes que não se deixam converter pela palavra. “Elias, o tesbita de Tesbi de Galaad, disse ao rei Acab: “Pela vida de Javé, o Deus de Israel, a quem sirvo: nestes anos não haverá orvalho nem chuva, a não ser quando eu mandar” (1Rs 17,1).

O Novo Testamento é, por assim dizer, a maior de todas as revelações proféticas: Deus se faz Palavra e comunica-se como fonte de vida e salvação ao seu povo.

Jesus é o Verbo ou a Palavra do Pai. Nele, o Pai realiza a nova Criação no seu corpo e seu sangue. Que dizer: na sua encarnação, paixão, morte e ressurreição.

No Evangelho do João encontramos o seguinte relato: “No começo a Palavra já existia: a Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. No começo ela estava voltada para Deus. Tudo foi feito por meio dela, e, de tudo o que existe, nada foi feito sem ela. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a Palavra se fez homem e habitou entre nós..(João 1,1-4.14).

Paulo é o símbolo do homem convertido pela Palavra ao Amor-Palavra-Jesus: “Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse o amor, eu não seria nada” (1Cor 13,2).

Sem uma profunda experiência pessoal com a Palavra de Deus, que é o Cristo, corremos o risco de, mesmo sendo religiosos, não atingirmos o núcleo e a verdade da fé.

 

Por: Pe. Edivaldo Pereira dos Santos

Foto: Google

Posts Relacionados

FELIZ NATAL PARA O ANO NOVO!

Os meios de comunicação sempre prestam um importante serviço, enquanto mantêm as pessoas informadas. São milhares de informações presentes nas numerosas notícias.  Na medida em

LEIA MAIS

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts