Diocese de Oeiras realiza reunião ampliada do Clero

A diocese de Oeiras realizou nesta segunda, 11/04, o encontro do Clero, religiosos, religiosas, Conselho Pastoral Diocesano e leigos das  Paróquias e Áreas Pastorais, o encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral (CDP). A reunião teve incio com a saudação e agradecimento do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Rogério Nascimento e prosseguiu com a oração das laudes, comandada pelo bispo Dom Edilson.

Após a apresentação dos representantes de cada setor, Dom Edilson e Pe. Gildásio apresentaram a programação e preparação do Mutirão de Comunicação – MUTICOM, que acontecerá em Oeiras entre os dias 01 e 03 de julho e aproveitaram para tirar dúvidas dos presentes sobre a dinâmica de realização do Mutirão.

O pe. Welson Barbosa, da Paróquia de Imaculada Conceição em Francisco Ayres e Coordenador do Serviço de animação Vocacional, apresentou as propostas para a pastoral a nível Diocesano e aproveitou para apresentar a nova equipe da pastoral, composta por 12 pessoas, uma simbologia com os 12 apóstolos para animar os vocacionados e assim descobrir e lapidar jovens que queiram ser religiosas e padres.

As paróquias realizaram no final de 2021 e inicio de 2022, as assembleias sinodais, atendendo a um chamado do Papa Francisco para fazer uma avaliação das ações pastorais em cada lugar do Mundo. Na diocese de Oeiras, o responsável pelas assembleias é o Pe. Rogério, que fez um levantamento de todas as realizadas e mostrou-se satisfeito com os relatórios e informações recebidas de cada paróquia e área pastoral.

Foram repassadas informações sobre a 15ª Romaria da Terra e da Água que acontecerá em Piripiri nos dias 16 e 17 de julho. Dom Edilson mostrou-se preocupado com a mobilização nas paróquias sobre a participação da Diocese no evento. É preciso fazer um trabalho de mobilização forte para garantir o máximo de representatividade diocesana na romaria.

O pe. José Raimundo fez um relato sobre a Emide, Escola Missionária Discípulos de Emaús, que em 2022 abrirá a sua 4ª turma de formação e lembrou a dinâmica do curso e que as aulas do primeiro módulo terão inicio em 22 de julho até o dia 29 e em breve serão anunciadas as inscrições para as paróquias mandarem seus representantes.

Outras informações foram repassadas aos presentes a nível diocesano. O pe. Barbosa falou sobre a realização da Romaria do Terço dos Homens que acontece em 22 de maio em Oeiras e que este ano o número de participantes será reduzido devido ainda à pandemia. Pe. Gildásio lembrou a todos a realização do retiro espiritual de comunicação com o tema Comunicação e vivência da fé, que será realizada do dia 30 de abril e terá como facilitador o Pe. José Raimundo.

Um dia de ações e compromissos firmados entre a Diocese e o corpo leigo para que toda ação missionária de Jesus reviva em cada um dos que acreditam na sua ressurreição  e ajudam a anunciar o evangelho.

Por: Fábio Medeiros –  correspondente da Paróquia São Sebastião – Tanque

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com