Diocese de Oeiras realiza reunião ampliada do Clero

Compartilhe:

 

A diocese de Oeiras realizou nesta segunda, 11/04, o encontro do Clero, religiosos, religiosas, Conselho Pastoral Diocesano e leigos das  Paróquias e Áreas Pastorais, o encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral (CDP). A reunião teve incio com a saudação e agradecimento do coordenador diocesano de pastoral, Pe. Rogério Nascimento e prosseguiu com a oração das laudes, comandada pelo bispo Dom Edilson.

Após a apresentação dos representantes de cada setor, Dom Edilson e Pe. Gildásio apresentaram a programação e preparação do Mutirão de Comunicação – MUTICOM, que acontecerá em Oeiras entre os dias 01 e 03 de julho e aproveitaram para tirar dúvidas dos presentes sobre a dinâmica de realização do Mutirão.

O pe. Welson Barbosa, da Paróquia de Imaculada Conceição em Francisco Ayres e Coordenador do Serviço de animação Vocacional, apresentou as propostas para a pastoral a nível Diocesano e aproveitou para apresentar a nova equipe da pastoral, composta por 12 pessoas, uma simbologia com os 12 apóstolos para animar os vocacionados e assim descobrir e lapidar jovens que queiram ser religiosas e padres.

As paróquias realizaram no final de 2021 e inicio de 2022, as assembleias sinodais, atendendo a um chamado do Papa Francisco para fazer uma avaliação das ações pastorais em cada lugar do Mundo. Na diocese de Oeiras, o responsável pelas assembleias é o Pe. Rogério, que fez um levantamento de todas as realizadas e mostrou-se satisfeito com os relatórios e informações recebidas de cada paróquia e área pastoral.

Foram repassadas informações sobre a 15ª Romaria da Terra e da Água que acontecerá em Piripiri nos dias 16 e 17 de julho. Dom Edilson mostrou-se preocupado com a mobilização nas paróquias sobre a participação da Diocese no evento. É preciso fazer um trabalho de mobilização forte para garantir o máximo de representatividade diocesana na romaria.

O pe. José Raimundo fez um relato sobre a Emide, Escola Missionária Discípulos de Emaús, que em 2022 abrirá a sua 4ª turma de formação e lembrou a dinâmica do curso e que as aulas do primeiro módulo terão inicio em 22 de julho até o dia 29 e em breve serão anunciadas as inscrições para as paróquias mandarem seus representantes.

Outras informações foram repassadas aos presentes a nível diocesano. O pe. Barbosa falou sobre a realização da Romaria do Terço dos Homens que acontece em 22 de maio em Oeiras e que este ano o número de participantes será reduzido devido ainda à pandemia. Pe. Gildásio lembrou a todos a realização do retiro espiritual de comunicação com o tema Comunicação e vivência da fé, que será realizada do dia 30 de abril e terá como facilitador o Pe. José Raimundo.

Um dia de ações e compromissos firmados entre a Diocese e o corpo leigo para que toda ação missionária de Jesus reviva em cada um dos que acreditam na sua ressurreição  e ajudam a anunciar o evangelho.

Por: Fábio Medeiros –  correspondente da Paróquia São Sebastião – Tanque

 

 

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

QUEM SE CALA…

Todos nós temos responsabilidade no bem ou no mal do mundo.  Ninguém pode se considerar isento desta responsabilidade ou inocente em todas as situações. Com