Diocese realiza lançamento da CFE 2021 em formato virtual em Oeiras-PI

Compartilhe:

A diocese de Oeiras lançou na noite desta quarta-feira (24), a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Este ano a Campanha trouxe uma visão diferenciada sobre o praticar a palavra, na visão de um entendimento mais unificado entre os povos, integrando o sentido da espiritualidade como dom da vida, com o tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. E com lema tirado do trecho da carta de São Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).

Essa é a 5° Campanha da Fraternidade Ecumênica e tem como objetivo geral “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”.

Nesta edição a Diocese de Oeiras resolveu inovar, atendendo os protocolos sanitários de saúde, a diocese realizou pela primeira vez um lançamento virtual, apresentado a partir do auditório do setor social da igreja casa Esperança Garcia, com a participação apenas de poucos convidados.

O lançamento foi transmitido via Instagram e facebook, na sua fala de abertura o Bispo de Oeiras Dom Edilson começou externando a gratidão aos presentes, àqueles que atenderam o chamado, citou que pelo motivo do momento não permitir é que foram chamadas apenas algumas representações, Dom Edilson falou dos objetivos da campanha, trazendo alguns enfoques no objetivo geral e específicos da CFE2021, fez a acolhida e deu as boas vindas aos convidados e os internautas que acompanharam de casa. Logo em seguida o Coordenador de Campanha Pe. Julielmo Marques falou sobre o gesto concreto da campanha, o que significa esse gesto e quais os resultados da aplicação de doação de cada cristão.

Em sua fala Dom Edilson reforça a fraternidade e o diálogo compromisso de amor, “É um convite é um apelo é um desejo, pode ser um projeto ou meta , o mundo precisa mais do que nunca e nós nos damos conta que cada vez mais a fraternidade e o diálogo  muitas vezes fogem, escapam; o que existe está muito arraigado parece que está fortalecendo uma cultura do ódio; então é pertinente trabalharmos uma campanha que de fato seja a essência do evangelho, não tem como pensar o evangelho que não seja dentro da perspectiva da fraternidade e do diálogo, isso tem que ser um compromisso nosso”. Frisa Dom Edilson.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) revela a todos os brasileiros uma das maiores conquistas no campo da evangelização. Não é só refletir, analisar ou rezar temas e lemas, mas sim, realizar ações concretas, que tragam sinais de esperança em tempos tão conturbados.

Na abertura estiveram presentes, representantes da Câmara de Vereadores de Oeiras, através da vereadora Heloísa Helena, também o diretor da penitenciária de Oeiras Dr. Carlos Meneses, o presidente do Cefas (Centro Educacional São Francisco de Assis), José Inácio, a advogada Sânia Mary, o Professor Nilson Camêlo representando a Diretoria da Cáritas, Francisco e Remédios representando a fazenda da Esperança, a Professora Nádia Carvalho representando a Paróquia Nossa Senhora da Vitória, Pe. Benedito Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e o Seminarista Amós Santiago da fraternidade salesiano de Dom Bosco, além da equipe de organização formada pelos membros da Cáritas Diocesana de Oeiras.

 

Texto e fotos: Edivan Oliveira

FONTE: www.caritasdiocesanaoeiras.org.br

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts