Diocese de Oeiras retoma Missas com o povo de forma gradual

Compartilhe:

No dia 24/07/2020, a Diocese de Oeiras, através do bispo diocesano, Dom Edilson Soares Nobre, divulgou novas orientações para as Paróquias e Áreas Pastorais a serem executadas a partir de primeiro de agosto.  Trata-se de um processo de reabertura das atividades presenciais que vão sendo retomados de forma gradual.

As medidas enumeradas nas orientações seguem todas as normas sanitárias para a prevenção da covid-19, e tiveram como base as orientações litúrgicas emanadas da CNBB no dia 21 de maio/2020; o Decreto do Governo do Estado do Piauí, e os protocolos para prevenção da saúde pública, instruídos pelos profissionais competentes, para evitar a COVID-19.

Dentre outras medidas, destacam-se: as pessoas em situação de risco devem evitar frequentar a Missa Dominical; as celebrações acontecerão somente em Igrejas arejadas, com espaço físico suficiente para atender às exigências sanitárias; sendo observados os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias: uso do álcool em gel 70°; uso de máscara, retirando-a somente para a comunhão; evitar tocar em objetos de devoção e outros objetos existentes no recinto; as Igrejas permaneçam de portas e janelas abertas; a distância entre os membros da assembleia seja de dois metros; como ainda não podemos atingir todos os fiéis de forma presencial, sejam asseguradas as transmissões ao vivo pelos veículos de comunicação; continuam proibidas as procissões, romarias, carreatas e passeio pelas ruas com imagens, Santíssimo ou qualquer símbolo da fé; a administração dos sacramentos (batismo, eucaristia, crisma, matrimônio, confissão e unção dos enfermos), sugerimos que sejam remetidos para o próximo ano, exceto se houver alguma situação particular que justifique urgência na realização do ato; os esclarecimentos acerca destas orientações e das situações não previstas ficam a cargo do Bispo Diocesano.

Ressalta-se ainda que o momento atual exige muita prudência, sensatez, consciência e cuidado, uma vez que a pandemia persiste e continua infectando muitas pessoas e ceifando tantas vidas.

Registramos aqui como foi o primeiro final de semana de agosto vivenciado por algumas Paróquias e Áreas Pastorais na Diocese de Oeiras.

Paróquia Nossa Senhora da Vitória – Oeiras – PI

Fotos: Dalva Carvalho

   

Paróquia Sagrada Família – Oeiras – PI

Fotos: Edna

        

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Oeiras – Piauí

Fotos: Karol Helena

  

  

Paróquia Santa Rosa de Lima – Santa Rosa do Piauí

Fotos: Elidete

     

Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição – Francisco Ayres

Fotos: Elidiane Bueno e Gustavo Nunes

     

 

Paróquia Senhora Sant’Ana – Arraial – PI

Fotos: Maria Luiza Soares e George Cardoso

   

Paróquia São Francisco de Assis – Campinas – PI

Fotos: Cris Sousa

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Conceição do Canindé

Fotos: Olimpia Targina

Paróquia São José – Bela Vista do Piauí

Fotos: Adriano Adonias

Posts Relacionados

ANO
JUBILAR

AMIGOS DO
SEMINÁRIO

ESCOLA
MISSIONÁRIA
DISCÍPULOS DE
EMAÚS - EMIDE

Facebook

Instagram

Últimos Posts

ESCOLHER A MELHOR PARTE

    Todos nós temos uma grande dificuldade de lidar com decisões, escolhas, opções, prioridades. Talvez porque, nem sempre, temos claro o que queremos. Sim!