Diocese de Oeiras realiza X Assembleia Diocesana de Pastoral

Acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, a X Assembleia Diocesana de Pastoral, com o objetivo de lançar diretrizes sobre a Ação Missionária da Igreja na Diocese de Oeiras. “Nós pretendemos, portanto, nestes dias construir o nosso Marco Referencial e o Plano Operacional 2018. Estas motivações são suficientes para dizer que a presença e participação integral de cada um é indispensável”, pontou Dom Edilson Nobre.

Veja na integra a convocação do bispo diocesano, Dom Edilson Nobre:

“Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava?”

Amados Irmãos e irmãs!

Presbíteros, Religiosas e Agentes de Pastorais!

Estamos para realizar a nossa 10ª ASSEMBLEIA PASTORAL DIOCESANA, prevista para os dias 03 e 04 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes em Oeiras. Estes dois dias são prioritários para nós que temos a responsabilidade de pensar e conduzir a ação missionária nesta Igreja Particular de Oeiras. Trata-se de um momento de reflexão, de interiorização, de comunhão, de partilha e definições sobre o rumo da Ação Diocesana que queremos desenvolver. Nós pretendemos, portanto, nestes dias construir o nosso Marco Referencial e o Plano Operacional 2018. Estas motivações são suficientes para dizer que a presença e participação integral de cada um é indispensável.

Considerando as Urgências da Ação Evangelizadora indicadas nas Diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), somos chamados a identificar os desafios que obstaculizam a missão e pensarmos METAS e ESTRATÉGIAS para o nosso agir pastoral no intuito de formar discípulos missionários, inspirados nas Sagradas Escrituras e nos ensinamentos da Igreja, considerando os referenciais que nos indicam luzes, tais como: Concílio Ecumênico Vaticano II, Documento de Aparecida, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil e Papa Francisco. É a partir deste contexto que vamos construir o nosso PLANO OPERACIONAL DA AÇÃO EVANGELIZADORA PARA 2018.

Fazemos votos que a nossa Assembleia reavive em nós o desejo de sermos discípulos missionários, desejosos de anunciar com alegria o Evangelho de Jesus Cristo, Querigma de Misericórdia e que nos chama a cuidar da nossa casa comum.

Sustentados pelo sim da Virgem da Vitória e demais santos protetores de nossas Paróquias e comunidades, sejamos corajosos na resposta ao chamado de Cristo para uma Nova Evangelização.

Seguem ALGUMAS ORIENTAÇÕES para os que vão participar da 10ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DA DIOCESE DE OEIRAS:

LOCAL: Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito

DATA: 03 e 04/11/2017 – Dia 03 começa com o café às 07 horas e termina com o jantar às 18 horas. A noite do dia três será para reuniões de grupos específicos. Dia 04 começa com o café às 07 horas e termina com o lanche das 16 horas.

VALOR DO INVESTIMENTO: 20,00 (vinte reais) por pessoa.

AOS PADRES, pedimos que tragam paramentos com estola branca para a MISSA DE ABERTURA que será às 08 horas do dia 03.

AOS PÁROCOS E ADMINISTRADORES PAROQUIAIS, lembramos que devem escolher 03 (três) agentes pastorais que, de fato, sejam capazes de participar e colaborar nas discussões em grupos.

As FICHAS DE INSCRIÇÕES devem ser preenchidas antes e enviadas para a Cúria Diocesana até o dia 30 de outubro para facilitar a organização do evento que está sob os cuidados do Conselho Pastoral Diocesano.

Por fim, concluímos invocando as bênçãos de Deus e intercessão de Nossa Senhora da Vitória pelo êxito de nossa Assembleia Pastoral Diocesana.

Oeiras, 01 de outubro de 2017.

Dom Edilson Soares Nobre

Padre Rogério Nascimento Santos