Diocese de Oeiras realiza Reunião Pastoral Ampliada: Clero, religiosos (as) e leigos (as)

A diocese de Oeiras promoveu na manhã da terça-feira, 13/08, a reunião Diocesana de Pastoral Ampliada. O evento aconteceu no centro diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes e contou com a participação de padres, religiosos, religiosas e leigos para uma reflexão das ações diocesanas e traçar metas para ações futuras.

A assembleia teve inicio com a oração das laudes conduzida pelo Pe. Welson Barbosa, da paróquia da Imaculada Conceição, de Francisco Ayres e auxiliado pelo bispo Dom Edilson.

Dom Edílson fez um resumo da 59ª assembleia geral da CNBB que ocorreu entre os dias 28 de agosto e 02 de setembro em Aparecida – SP. Segundo Dom Edílson, foram dias intensos de trabalho árduo para o bem dos trabalhos da igreja no Brasil.

Várias pautas foram discutidas pelos bispos em Aparecida, entre elas estão: a preparação para as comemorações dos 70 da CNBB; atualização das diretrizes para a igreja; análise da conjuntura social e eclesial da igreja no Brasil; a apreciação e aprovação do documento 114 da CNBB – “E a palavra habitou entre nós” e atualização do Missa Romano que passa a ter alguns acréscimos, dependendo apenas de aprovação da Santa Sé, em Roma.

Outras pautas debatidas foram a elaboração de uma carta sobre o momento atual no país, sendo endereçada ao papa, à Congregação para os bispos e ao povo de Deus, a qual foi lida na íntegra pelo bispo. Informou ainda a realização do Congresso Eucarístico Nacional, o qual acontecerá entre os dias 12 a 14 de novembro em Recife.

Um momento marcante em Aparecida foi a recepção de uma equipe de Portugal que veio dar informações sobre a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá naquele país entre os dias 01 e 06 de agosto de 2023 em Lisboa. Segundo dom Edilson, a comissão repassou aos bispos reunidos como estão os preparativos para a JMJ/2023.

A CNBB lançou também a campanha Junho Verde, proposta pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, virando lei sob o número 14.393/2022, sancionada em 04 de julho e que altera a política Nacional de Educação ambiental e institui a celebração do mês temático como parte das atividades educativas na relação com o meio ambiente.

Após uma série de discussões, os bispos decidiram não criar diretrizes, mas atualizar as já existentes, após o Sínodo, também decidiram que o termo Comunidades Eclesiais Missionárias não substitui o termo Comunidades Eclesiais de Base.

O Missal Romano, que contém todas as orações e orientações aos padres para as celebrações eucarísticas sofreu algumas alterações, como por exemplo o enriquecimento das Orações Eucarísticas para contemplem mais profundamente alguns temas e inseriram -se textos apropriados para missas especificas como batismo, crisma, primeira comunhão, unção dos enfermos, matrimônio, além de alterações em terminologias para ficarem mais próximas do original.

Os prefácios sofreram acréscimos tendo como novidades  depois da Ascensão, Dos Santos Pastores II, Dos Santos Doutores da Igreja I e II e novos formulários dos Santos, sendo acrescidos Gregório de Narek (27/02), São João de Ávila (10/05), Marta, Maria e Lázaro (29/07), Santa Dulce (13/08), André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros mártires (03/10) e Santa Faustina (06/10).

Foi apresentada também, a nova identidade visual da CNBB que necessitava de mudanças para acompanhar os novos tempos de comunicação e valorização do nome da Conferência para evitar confusões com o nome real do colegiado.

Após as falas de Dom Edilson, o pe. Rogério Nascimento fez a leitura da síntese das assembleias sinodais nas paróquias que contou com a contribuição das paróquias para que se tenha o fiel retrato da diocese, sendo aprovado o texto por todos os presentes.

Os setores diocesanos apresentaram vários eventos que acontecerão entre o final de 2022 e 2023. O mais instigante, apresentado por Rossana Ferreira, será a realização do ano vocacional no Brasil, que acontecerá entre o dia 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023 em comemoração aos 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações e o Ano regional Iniciação `a Vida Cristã que já vem sendo construído desde 2019. Os bispos do Piauí e as Comissões de IVC e Coordenação vocacional definiram pela integração dos dois anos: “Ano Regional de Iniciação à vida Cristã e de Animação Vocacional” com o tema: “Caminho para o encontro com Cristo e como lema: “ Corações ardentes, pés a caminho” ( Lc 24:32-33), incluindo um calendário anual com várias ações para a promoção da animação vocacional e da Iniciação da Vida Cristã.

Salomé Carneiro falou sobre as ações do CNLB que realizará uma Assembleia diocesana dos Leigos no dia 24 de setembro e convidou às paróquias a mobilizarem seus fieis a participarem deste momento de fortalecimento do laicato na igreja.

E tantos outros eventos acontecem ainda neste semestre sendo: Assembleia da Comire nos dias 28 e 29 de novembro em Teresina no Seminário para os padres; realização do DNJ no dia 04/12 em Oeiras, abordando o tema: “O verbo de se fez carne” (Jo 1. 14); Encontro diocesano da Pastoral do Dízimo no dia 22 de outubro em Oeiras; Encontro Diocesano de discernimento vocacional em 10 de dezembro, em Oeiras; encontro da Pastoral da Criança em 10 e 11 de outubro.

Por: Fábio Medeiros – Corresponde de Tanque – PI