Diocese de Oeiras realiza o IV  Seminário Bíblico-Catequético

Com o objetivo de ajudar no aprofundamento da reflexão da Bíblia, para que a nossa vida seja iluminada com sua Luz e nos tornemos discípulos e discípulas mais dispostos a manifestar o nosso amor ao Senhor fazemos a animação Bíblica de Pastoral, realizou-se nos dias 09 e 10 de setembro, no Centro Diocesano de Pastoral, o IV Seminário Bíblico-Catequético.

Participaram do Seminário padres, coordenadores de catequese, catequistas, agentes de pastorais, grupos e movimentos envolvidos no processo de IVC e na Animação Bíblica de todas as Paróquias e Áreas Pastoras Diocese de Oeiras.

Instigados pelo tema: A Palavra de Deus como fonte de inspiração na Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da Pastoral, e iluminado pelo lema: “O Senhor teu Deus estará contigo por onde quer que andes”. O IV Seminário Bíblico-Catequético organizado pelo Setor de Animação Bíblico- Catequético e assessorado pelo Pe. Raimundo Luan Hadney de Luna Gonçalo, SDB e pela Ir. Aila Luzia Pinheiro de Andrade, NJ.

Na sexta-feira à noite a Ir. Aila conduziu de forma brilhante a Leitura orante da Palavra em uma grande roda no pátio do Centro, e em seguida, no auditório, fez uma exposição explicativa do método da Leitura Orante.

No sábado, o Padre Raimundo Luan, SDB, apresentou a Bíblia em uma  perspectiva panorâmica. Mostrou a todos o Cânon Bíblico, apontando suas subdivisões didáticas, um breve histórico sobre sua formação e algumas curiosidades sobre os principais livros. Esclareceu também dúvidas e trouxe elucidações sobre as Sagradas Escrituras como expressão da Palavra de Deus.

A Irmã Aila Pinheiro fez a exposição do livro de Josué, escolhido para o ano de 2022 com o lema “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1, 9), com o objetivo de refletir os 200 anos de Independência do Brasil, dado que o livro trata sobre a importância da terra em nossa história, como também por causa do ano das eleições. O livro de Josué ajuda a refletir a partir do personagem de Josué, apresentado como um grande líder na condução do povo a terra prometida.

Como o mês de setembro, é o Mês da Bíblia, esta foi uma ocasião para que nos aproximemos de Deus em sua Escritura, para que a conheçamos cada vez mais e para que a nossa fidelidade à Palavra seja cada vez mais consciente.  Quanto mais próximos somos da Bíblia mais fácil é lembrar dela em todos os momentos: nas alegrias que conquistamos, nas escolhas difíceis que devemos fazer. Nossa vida vai se enchendo de novo ânimo, um novo sopro, que vem da Palavra e é por ela sustentada.

ACEITAÇÃO AMOROSA DO SOFRIMENTO

Santa Teresinha do Menino Jesus (nascida em 1873), tem um testemunho eucarístico belíssimo. Sua vida, à semelhando do Cristo, está marcada pelo sacrifício da vida-à-serviço