Diocese de Oeiras realiza lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 e benção da Casa Esperança Garcia

Realizou-se, dia 04/03/2020, no Centro Cultural Major Selemerico, o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2020 na Diocese de Oeiras. Para esta edição, o tema escolhido foi: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”  (Lc 10,  33-34) o lema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Essa passagem bíblica é a clássica parábola do bom samaritano, que, além de ser referência para a CF deste ano, vai ao encontro da vida e missão de Santa Dulce dos Pobres, o “Anjo Bom da Bahia”, a representação de um “bom samaritano”, recém-canonizada pela Igreja Católica.

Com a presença do bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre; Vigário geral, Pe. Possidônio Barbosa; Diretor executivo da Cáritas Diocesana, Pe. Julielmo Marques, do Coordenador do setor Social Diocesano Pe. João de Deus de Carvalho Leal; dos sacerdotes: Jonh Elves, Lael Rubem, Benedito Macedo, seminarista Carlos; do Prefeito Municipal, José Raimundo, secretários municipais e representantes de diversas instituições, grupos e movimentos.

Em sua mensagem, Dom Edilson ressalta que ” a Campanha deste ano nos interpela para não nos esquecermos que a prática da fraternidade e a luta pela defesa da vida são manifestações do dom de Deus que há em nós e chamado ao compromisso contínuo com a prática da caridade. “Em tudo, a caridade”. O texto de Lucas 10,33-34, toca nos mais profundo do nosso ser e nos convida a confrontarmos nossas práticas com os ensinamentos de Jesus Cristo. Ele nos aponta para um samaritano, que seguindo o caminho para cumprir as suas obrigações, de repente se depara com certo homem assaltado, desnudado e espancado, jogado à beira do caminho, quase morto, vítima de violência, uma situação deprimente vivida no passado e que, nos dias de hoje, se agrava cada vez mais em nossa sociedade. Qual foi a atitude daquele samaritano? “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, pontuou.

Após o lançamento da Campanha da Fraternidade, todos foram convidados a deslocarem-se para o Setor Social da Diocese de Oeiras,  Casa Esperança Garcia, onde foi feita a benção de inauguração pelo bispo diocesano.

Dom Edilson Nobre, enfatizou que a “Casa Esperança Garcia será um lugar de referência, sobretudo para as pessoas que, como esta mulher-negra-escrava-pobre, vivem em situação de vulnerabilidade e de desamparo, muitas vezes, por falta de políticas públicas e de compromisso social da parte do governo e da sociedade. Falou que já estão instalados na casa a Cáritas, Fazenda da Esperança e Pastoral da Criança. Algumas funções foram definidas para garantir o melhor funcionamento da casa: 1) O Administrador da Casa é Padre Julielmo, com a ajuda do Bispo; 2) O Responsável pela agenda da casa é Francisco (da Fazenda da Esperança); 3) O Responsável pelo jardim é o Rodrigo (da Cáritas). A casa não está totalmente equipada. Aceitamos qualquer contribuição das pessoas de boa vontade, seja financeira ou material”.

A Casa Esperança Garcia localiza-se na Avenida Benjamin Constant, antiga cadeia da cidade de Oeiras e funcionará de segunda à sexta- feira, de o8 às 12 e das 14 às 17h.