A diocese de Oeiras promoveu nos dias 06 e 07 de junho, o II Encontro Diocesano de Comunicação, que teve como tema: “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”, uma alusão ao 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, convocado pelo Papa Francisco. O evento teve início na sexta (06), com Missa de abertura e em seguida palestra com a temática central, proferida por dom Juarez Sousa, bispo diocesano de Oeiras. Durante o sábado (07), palestras e oficinas que foram ministradas por profissionais do Jornalismo e membros da Pascom, com participação de um número significativo de representantes das paróquias que fazem parte da diocese.
Segundo dom Juarez Sousa, bispo de Oeiras, o encontro de comunicação representou mais um passo dado na construção de uma cultura voltada para a acolhida dos irmãos e irmãs, bem como, ponto de conscientização para não termos medo de penetrar no mundo digital, utilizando as mídias sociais para anunciar o Evangelho do amor e da salvação. “É preciso que a paróquia, que é uma comunidade de comunidades, faça uma adesão consciente às novas mídias como ferramenta eficaz para o processo de evangelização e promoção da vida”, disse dom Juarez.
Para Stefano Ferreira, Jornalista e um dos palestrantes do encontro, é preciso à luz da Palavra de Deus e atendendo ao convite do Papa Francisco, utilizar com propriedade as ferramentas comunicacionais para anunciar Jesus, e para tanto é necessário que cada participante do encontro contagie sua comunidade, seu pároco, reformule ou crie a Pascom em sua paróquia, dinamizando assim a evangelização. “A Igreja precisa despertar para o novo, reformulando as mídias tradicionais e utilizando as novas mídias para evangelizar”, concluiu Stefano Ferreira.
Estiveram também presentes nesse evento, a Jornalista e professora da Faculdade R. Sá, Ruthy Costa, uma das palestrantes do encontro, o Pe. José Raimundo, assessor da Pascom, Pe. João de Deus, Pe. João Francisco, Pe. Kleyton Vieira e a equipe da Pascom Diocesana, organizadora do encontro.